Águas de São Pedro é a 4ª cidade mais eficiente do país

1
Cidade, que também já foi a 1ª em qualidade de vida, integra seleto ranking de eficiência;
Cidade, que também já foi a 1ª em qualidade de vida, integra seleto ranking de eficiência;

Águas de São Pedro é o quarto município mais eficiente do Brasil quando o assunto é o uso de recursos disponíveis para as áreas da saúde, educação e saneamento. Os dados foram constatados pelo Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F), compilados pelo jornal Folha de S. Paulo.

Águas de São Pedro faz parte de um seleto grupo de cidades (24%) que conseguiram atingir nível de excelência. O ranking avaliou as condições de 5.281 municípios brasileiros.

No geral, a estância hidromineral alcançou nota 0,633 – quanto mais perto de 1%, melhor o desempenho da cidade. Em terceiro lugar ficou Bom Jesus do Norte (ES) com 0,640, em segundo aparece Lobato (PR) com nota 0,646 e na primeira colocação figura Cachoeira da Prata (MG), com nota 0,656.

A área de saneamento básico é a mais bem avaliada do ranking: nota de 0,991, seguida pela saúde com 0,974 e pela educação com 0,869. Os dados levam em conta tanto o ano de 2010 quanto o ano de 2013.

Já em percentual de aplicação dos recursos públicos, a educação teve média de 29% (a média nacional é de 32%), enquanto que a saúde recebeu 21% (neste quesito, a média nacional é de 24%). O Legislativo abocanhou a fatia de 5% dos recursos.

Ranking de Eficiência consultou dados de 5.281 municípios brasileiros. Três em cada quatro não são eficientes;
Ranking de Eficiência consultou dados de 5.281 municípios brasileiros. Três em cada quatro não são eficientes;

O ranking também mostra que Águas de São Pedro tem nove servidores públicos para cada grupo de 100 habitantes. O estudo revela ainda que a cidade tem sete médicos para cada grupo de 1.000 habitantes.

A distribuição de água chega em 100% dos domicílios aguapedrenses, assim como a coleta de lixo. O ganho individual de cada munícipe, segundo dados de 2013, também é alto: média de R$ 6.993,00.

Prefeito destaca bom gerenciamento dos recursos públicos

Prefeito Paulo Ronan cita busca de recursos estaduais e federais como trunfo;
Prefeito Paulo Ronan cita busca de recursos estaduais e federais como trunfo;

Em seu terceiro mandato na estância de Águas de São Pedro, o prefeito Paulo Ronan (PSDB) disse que a preocupação com a aplicação dos recursos é constante.

“Não basta identificarmos as áreas que mais necessitam de investimento público, mas também direcionar o dinheiro para programas e ações que fortaleçam a atenção básica do município.”

Para ele, a colocação da cidade no ranking reflete também em todo o trabalho feito junto aos órgãos estaduais e federais para trazer recursos de fora. Dessa forma, acredita ele, foi possível sanar em curto prazo os problemas da cidade com verbas próprias.

“Se você traz recurso de fora, você poupa o seu próprio cofre público. E é aí que conseguimos dar atenção aos problemas imediatos da cidade. Sempre procuramos aliar gestão pública eficiente com as demandas do nosso município”, disse.

1 COMENTÁRIO

  1. SE A RENDA DOS MUNICIPES É EM MÉDIA DE QUASE 7 MIL REAIS , ENTÃO NÃO TEM APOSENTADOS MORANDO NESTA CIDADE.PORQUE A RENDA MAIOR DE UM APOSENTADO HOJE SERIA DE 5.600,00 .ISSO SIGNIFICA QUE MENOS DE 5% DOS APOSENTADOS RECEBEM O TETO.
    COM ESSA RENDA DO MUNICIPIO PODEM SER CHAMADA A CIDADE DOS MARAJÁS?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.