ÏPré-candidato à prefeitura de Águas de São Pedro, o vereador João Victor Barboza anunciou esta semana que está de partido novo. O parlamentar deixou o PPS, legenda pela qual foi eleito em 2012 para o primeiro mandato na estância, para fazer parte da cúpula do PSDB.
De acordo com o vereador, a troca atendeu a um pedido do grupo político que apoia o prefeito Paulo Ronan (PSDB). “Chegou-se a um entendimento de que o grupo deveria apoiar um candidato do PSDB para sucessão. É um caso de composição, de união do próprio grupo. A nossa pré-campanha segue sólida.”
João Victor negou que tenha sido pressionado a deixar o PPS em troca de apoio para concorrer ao Executivo. “O que houve foi uma conversa. Fui convidado pelo presidente do partido e por lideranças políticas que fazem parte dele. Quando eu estava no PPS, já contava com o apoio de outras legendas e o PSDB chega pra somar”, disse.
Mesmo com a mudança, João Victor lembrou que o grupo político deverá passar por eleições internas antes mesmo das convenções partidárias. “O grupo vai se posicionar e isso é normal que aconteça. Soma a meu favor o apoio que já tínhamos antes de tomar a decisão de ir para o PSDB. Mas sei que mais pessoas irão tentar a candidatura pelo partido.”
João Victor não descartou, porém, sair candidato a vice-prefeito. “Se o grupo acreditar que outro nome é o melhor para a cidade, eu sou a favor da composição. Buscamos o melhor para Águas de São Pedro, alguém com mente aberta e capaz de administrar.”
Zona de ‘conforto’
O vereador disse que a mudança de partido o fez sair da ‘zona de conforto’. Ele fez menção à sua pré-campanha que já estava em curso pelo PPS. No antigo partido, não haveria qualquer tipo de disputa para pleitear o Executivo aquapedrense.
“É uma atitude arriscada, pois sempre tive segurança e estabilidade dentro do PPS. Mas, às vezes, é preciso ser arrojado para darmos um passo à frente. Fui muito bem recebido no PSDB, e sei que lá também terei tranquilidade e espaço para continuar o meu trabalho”, analisou o vereador.
Apoio do PPS
A ida para o PSDB não estremeceu os laços com o antigo partido. João Victor afirmou que o PPS seguirá apoiando as suas decisões e uma possível campanha dele para a prefeitura de Águas de São Pedro.
“O PPS continua fazendo parte da nossa base. Antes de tomar esta decisão, consultei o deputado estadual Roberto Morais e expliquei que iríamos fazer a composição. Ele entendeu e disse que segue como nosso parceiro.”
Além do PPS, João Victor afirmou que conta com o apoio de correligionários do PSB, PTN e Solidariedade.