O ex-prefeito de Águas de São Pedro, Marcelo Pato (PSD), terá o apoio de no mínimo cinco partidos políticos para brigar pelo Executivo da estância. Depois de oito anos fora da política, ele afirma que é pré-candidato a prefeito e que todo este tempo serviu para adquirir mais experiência e abrir portas nas esferas estadual e federal.
“Hoje posso afirmar que estou muito mais preparado para voltar a administrar Águas de São Pedro. Carrego uma experiência política que não vejo em nenhum dos outros possíveis candidatos”, disse.
Além do próprio PSD, Marcelo Pato afirma que DEM, PRB, PP e PDT o apoiarão nas eleições de outubro. Ele lembra, no entanto, que este número poderá ser ainda maior. “Até as convenções municipais, a perspectiva é que estes números sejam ampliados. Estes quatro partidos deixaram a base aliada do atual governo para nos apoiar”, enfatizou.
Questionado sobre quem será o seu candidato à vice-prefeito, Marcelo Pato preferiu não dar nomes. “O cargo de vice será escolhido pelas legendas que me apoiam. No entanto, deverá ser um perfil atuante e participativo, e não apenas figurativo para somar votos.”
Marcelo Pato também está de partido novo: o PSD. “Recebi o convite de várias legendas, mas optei pelo PSD devido à proximidade que tenho com o deputado federal Herculano Passos, que é um grande amigo e ex-presidente da Aprecesp [Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo]. O convite também veio do ex-vereador Célio do Nascimento, presidente do partido em Águas.”
Experiência a favor
Para o ex-prefeito de Águas, a experiência de já ter administrado a cidade por cinco anos pode fazer a diferença na hora de conquistar o voto do eleitor.
“Fui vereador por dois mandatos, vice-prefeito, presidente da Câmara e prefeito, e acredito que isso pesa a meu favor. É uma experiência política conquistada com muita dedicação e trabalho.”
Marcelo Pato disse também que pretende usar esta experiência política para buscar recursos para a cidade caso seja eleito. “Queremos fomentar o turismo e melhorar a qualidade de vida dos aquapedrenses.”
Processo na Justiça
Marcelo Pato também falou sobre um processo que corre contra ele na Justiça. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou irregulares as contas do Fundo de Previdência e Assistência Social de Águas de São Pedro em 2008, último ano da gestão dele como prefeito.
O ex-prefeito afirmou que já entrou com um recurso e que, até o momento, nada o impede de disputar as eleições. “Estou quite com a Justiça Eleitoral em todos os âmbitos. Posso comprovar através de certidões eleitorais.”
Pato disse ainda que “há sim uma desesperada tentativa de denegrir a imagem dele”. “Só sabem falar que o Marcelo Pato não poderá ser candidato. Deveriam se preocupar mais em fiscalizar o Executivo.”