O prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD), participou esta semana de audiência com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim. O chefe do Executivo são-pedrense solicitou que o munícipio faça parte do pacote de convênios que vai recuperar estradas rurais de todo o estado. Helinho esteve acompanhado do deputado estadual Roberto Morais (PPS).
O objetivo de Helinho é fazer com que São Pedro integre a segunda etapa do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias 2. A primeira fase deste convênio, informou a assessoria de imprensa, já foi assinada no dia 12 de abril quando foram liberados R$ 311,4 mil para recuperação de estradas rurais na estância.
“Os recursos serão aplicados na recuperação de 8,5 quilômetros de trechos críticos das estradas rurais do Palmital, dos Calças e dos Veronezes. Entre as medidas previstas estão a melhoria da plataforma, implantação do sistema de drenagem, revestimento primário e instalação de placas”, diz nota da assessoria da prefeitura.
Atualmente, São Pedro tem 980 quilômetros de estradas não pavimentadas, o que dificulta o trabalho de cooperativas e pequenos produtores da área rural.
Helinho Zanatta reconheceu que a recuperação das estradas rurais é essencial para o desenvolvimento do município. “São por essas vias que produtos distribuídos para venda no comércio e nas feiras são transportados. Os produtores dependem de uma estrada em bom estado, assim como os turistas que utilizam essas vias para percorrer o alto da serra e conhecer o turismo rural.”