Partido que vem crescendo no cenário político brasileiro, o PV deve lançar um candidato próprio para disputar o Executivo de Águas de São Pedro. Aos 58 anos e com vasta experiência na área da segurança pública, Coronel Adilson deverá representar a legenda nas eleições de outubro.
Morando na estância há quase 20 anos, Coronel Adilson nunca disputou um cargo eletivo, mas acredita que tem bagagem de sobra para administrar a cidade. Nos anos de 2009 e 2010, foi secretário de Meio Ambiente e Segurança Pública de Águas de São Pedro.
“As eleições de Águas sempre foram muito acirradas e, de certa forma, polarizadas. Num cenário político em que a maioria da população clama por mudanças, considero um grande diferencial o fato de ser um nome novo na política local, com ficha limpa e com propostas sérias e inovadoras de gestão participativa”, afirmou.
O candidato ao Executivo disse também que a sua filiação ao Partido Verde foi de encontro com suas convicções pessoais e pelo propósito de governo que pretende implantar caso seja eleito.
“O PV é reconhecidamente um grande defensor da ecologia e do meio ambiente, demonstrando ainda ser um partido empreendedor, com grandes ideias de destaque na administração pública. O PV também comprovou, em meio à grave crise política do país, que é um partido íntegro”, disse.
Apesar da formação na área da segurança pública, Coronel Adilson disse que suas ações não irão focar apenas este segmento. “Nossas propostas também têm como prioridade a economia verde para uma vida melhor, educação para a cidadania e o desenvolvimento, a cultura e a comunicação, a área da saúde e a ecologia urbana.”
“Qualidade sim, quantidade não”
Em uma cidade com pouco mais de 3 mil habitantes, Águas de São Pedro sempre teve um número alto de eleitores e também de candidatos. Para Coronel Adilson, a quantidade não pode prevalecer sobre a qualidade.
“Para muitos candidatos, não importa a qualificação do pretendente, mas sim a quantidade de votos que ele pode trazer. Infelizmente, essa mentalidade alimenta a corrupção.”
Para ele, o momento da crise política diante dos escândalos cada vez mais frequentes, pode alterar o cenário das eleições municipais. “Esperamos que, nas próximas eleições, a vontade expressa da população em relação ao fim da corrupção se pronuncie também no âmbito municipal, e que os novos governantes sejam escolhidos pela capacidade intelectual e laboral, pela competência, honestidade e pelo compromisso com os interesses de uma comunidade.”
Experiência profissional
Coronel do Corpo de Bombeiros, Adilson de Toledo Souza é casado com Rosana Grande e tem quatro filhos. Ajudou a criar o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e atuou no gerenciamento de inúmeros incidentes e crises.
Também exerceu cargos e funções de consultoria, treinamento e gestão em empresas renomadas como a VASP, o Centro Empresarial de São Paulo, Mc Donald’s do Brasil, o Hospital Albert Einstein, e atualmente coordena o Comitê de Segurança em Turismo e Hospitalidade (instituído pela ABIH-SP).
Seu currículo traz ainda uma passagem pelo comando do 10º Batalhão da Polícia Militar – com sede em Piracicaba e responsável pelo policiamento ostensivo em 11 municípios da região.
Coronel Adilson participou também da elaboração do Plano Diretor de Turismo Participativo e do Plano de Desenvolvimento do Turismo Receptivo, em parceria com o Sebrae. À frente da Secretaria de Meio Ambiente e Segurança, inseriu Águas de São Pedro no programa “Município Verde-Azul”, do governo estadual.