Nos últimos seis meses as cidades de São Pedro e Águas de São Pedro somaram, juntas, 730 transferências de títulos eleitorais. Dados do Cartório Eleitoral – que atende os dois municípios e também Santa Maria da Serra – revelam que 387 eleitores declararam moradia em São Pedro, enquanto outros 343 solicitaram a transferência do título de eleitor para Águas de São Pedro.
Os números foram contabilizados entre 24 de outubro do ano passado até o dia 24 deste mês. As estatísticas, no entanto, podem ser ainda maiores já que o prazo para a transferência do título só se encerra na próxima quarta-feira (5).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que São Pedro conta hoje com 22.712 eleitores, enquanto que Águas de São Pedro detém 2.885. Os números, porém, devem variar com o encerramento da janela de transferências. Apesar do eleitorado são-pedrense ser quase dez vezes maior, a quantidade de transferências é quase igual – nos últimos seis meses, São Pedro registrou apenas 44 transferências de títulos eleitorais a mais que Águas de São Pedro.
Juiz eleitoral fez alerta a presidentes de partidos
No começo do mês, o juiz eleitoral Rodrigo Pinati se reuniu com presidentes de partidos para tratar sobre a transferência de títulos eleitorais para Águas de São Pedro.
Durante a reunião, o magistrado afirmou que a Justiça Eleitoral está de olho em possíveis transferências irregulares e que já havia sido informado de que a estância passou por problemas como este recentemente.
Águas já teve mais eleitor do que morador
Águas de São Pedro já foi alvo de recadastramento eleitoral por conta do alto número de eleitores na cidade. Em 2012, estavam aptos a votar 4.213 eleitores. O município, à época, só contabilizava 2.707 moradores.
A resolução 20.472/99 do TSE prevê que quando o número de eleitores é superior a 80% do número de habitantes, é necessário fazer a revisão do eleitorado.
Como se transfere o voto?
Para transferir o voto de uma cidade para a outra, o eleitor deve apresentar um documento de identificação como RG, CPF, CNH, Carteira Profissional ou certidão de nascimento/casamento junto do comprovante de endereço que comprove sua residência no município por mais de três meses. Todos os documentos apresentados devem ser originais.
O cartório eleitoral de São Pedro fará plantão de atendimento das 9h às 18h até o próximo dia 4. Sábado (30) e domingo (1) o local funcionará normalmente. O eleitor que preferir também pode agendar o atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE): www.tre-sp.jus.br.