O município de São Pedro é a terceira cidade do país com melhor gestão fiscal, apontou uma pesquisa da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) divulgada nesta quinta-feira (28). A estância obteve índice acima de 0,8 nos quesitos avaliados pela instituição, feito que apenas 23 cidades do Brasil alcançaram. Os dados levam em conta o exercício de 2015.
No estado de São Paulo, apenas outros quatro municípios apresentaram gestão fiscal de excelência – Louveira, Indaiatuba, Ilhabela e Ilha Comprida. “Os números são reflexo da política de corte de gastos que implantamos. Enxugamos a máquina pública para reverter em investimento e qualidade de vida para os são-pedrenses”, observou o prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD).
Ainda segundo a pesquisa, São Pedro também se destacou por ser um destino turístico e ter notas máximas nos itens relacionados à capacidade de investimento e gestão dos recursos públicos.
“Sempre tivemos essa preocupação em administrar bem os recursos. Isso mostra que o modelo implantado deu resultado, e que caminhamos na contramão dos altos gastos públicos”, completou Zanatta.
No país, a cidade de São Pedro ficou atrás apenas de Ortigueira (1ª colocada) e São Gonçalo do Amarante (CE). No estado de São Paulo, o ranking apontou que a grande maioria (87,4%) das prefeituras está em situação fiscal difícil ou crítica, com percentual abaixo de 0,6 segundo a Firjan.