A última convenção municipal de Águas de São Pedro, marcada para sexta-feira (5), definirá os nomes que concorrerão às eleições de 2016. A coligação apoiada pelos partidos DEM, PSD, PTB, PMDB, PP, PRP, PDT e PRB deve oficializar a pré-candidatura de Maria Ely a prefeita e o vice Sérgio Stoco, o Sérgio da Agro Mais.
O nome de Maria Ely, que é a atual presidente municipal do Democratas, teve o aval dos oito presidentes de partido da coligação. Esposa do ex-prefeito Marcelo Pato (PSD), Maria Ely afirma que a política sempre esteve presente em sua vida.
“O meu pai, Dinho Barboza, foi vereador e vice-prefeito em Águas de São Pedro. Sou filha única e era comigo que ele debatia política em casa. Sempre gostei da política, e por isso decidi concorrer”, disse Maria Ely.
Além da experiência com o pai, Maria Ely também foi presidente do Fundo Social e de Solidariedade da estância por cinco anos, período em que Marcelo Pato esteve à frente do Executivo aquapedrense.
Hoje empresária e mãe de três filhas fruto de um relacionamento de 24 anos, ela acredita que tem bagagem suficiente para administrar Águas de São Pedro, e defende uma participação maior da mulher no cenário político.
“Há muito que melhorar, principalmente nas áreas da saúde e da segurança. Já chegamos a ter mais de 40 guardas municipais, e hoje contamos com apenas 17. O papel da mulher só ganha mais importância dia após dia”, observou.
Candidato a vice-prefeito nunca concorreu a cargo eletivo
Escolhido para ser o candidato a vice-prefeito na coligação, Sérgio da Agro Mais, 49, nunca concorreu a um cargo eletivo. Comerciante bastante conhecido e nascido em Águas de São Pedro, ele acredita que é a hora certa para tentar a vida pública.
“Estou há 13 anos com o meu comércio, criei meus três filhos aqui e tenho identidade com a cidade. Nunca concorri a nenhum cargo, mas vejo isso como um ponto positivo.”
Sem definição jurídica, Marcelo Pato irá apoiar Maria Ely
Cotado para ser um dos candidatos ao Executivo, Marcelo Pato preferiu apoiar sua esposa, Maria Ely. De acordo com o ex-prefeito, o processo o qual é acusado de ter contratado irregularmente um cozinheiro ainda não teve um desfecho jurídico.
“Pelo fato de não sabermos como isso se dará no futuro é que iremos apoiar a Maria Ely. Sempre fui muito claro com as pessoas que estão à minha volta, e preferi não arriscar. Acredito que ela tem muito mais para oferecer a Águas de São Pedro”, falou.
Apesar da dúvida que paira no ar sobre uma suposta candidatura aprovada pela Justiça Eleitoral, Marcelo Pato garante que não houve enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário.
O processo, que se arrasta desde 2012, alega que Marcelo Pato teria contratado irregularmente um cozinheiro que ganhava, na época, R$ 800 por mês.
A convenção que homologará as pré-candidaturas de Maria Ely e Sérgio da Agro Mais acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 18h, na Câmara Municipal.
Enfim teremos a primeira mulher prefeita de Águas de São Pedro! Espero que as pessoas levem em consideração o passado irretocável e limpo desta chapa. O voto da mudança está aí.