A cidade de São Pedro recorreu à tecnologia para ganhar mais um aliado na área da segurança pública. Desde março deste ano, o município já conta com o auxílio de 302 câmeras de vigilância espalhadas pelas ruas da estância.
Ainda em fase de testes, o projeto teve início em janeiro e já é tido como uma ferramenta fundamental para apoio em operações das forças policiais e também na manutenção dos prédios públicos.
“Todos os 45 prédios da administração pública têm câmeras hoje, bem como todas as escolas e postos de saúde”, afirmou Francisco Carlos Guerreiro, membro do Departamento de Informática da Prefeitura.
O sistema ‘big brother’ mantém uma central de monitoramento e as imagens captadas ficam armazenadas em nuvem pelo período de até 15 dias. Com computadores de última geração e capacidade para armazenar até 36 terabites, a central funcionará 24 horas.
“As câmeras têm imagem em alta definição e um raio de visão que alcança até um quilômetro e meio de distância sem perder a qualidade. Existem cidades com porte muito superior ao de São Pedro que não contam com essa estrutura que estamos montando aqui”, completou Francisco Guerreiro.
Para o prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD), as câmeras vão auxiliar diversas áreas da administração pública. “Pelas imagens, podemos acompanhar a entrada e a saída de alunos das escolas, informar rapidamente tanto a Guarda Municipal quanto a polícia sobre atitudes suspeitas, ou até mesmo saber o fluxo de pessoas em uma determinada unidade de saúde. É uma ferramenta fantástica”, disse.
Instalação de fibra óptica viabilizou projeto
Apesar de as câmeras terem sido instaladas recentemente, o projeto embrionário nasceu no ano de 2013 com a instalação de 20 quilômetros de fibra óptica pelos bairros de São Pedro. Até então, a cidade não contava com nenhum metro de fibra óptica instalada e dificultava o andamento de projetos como este.
“Quando começamos a passar os fios de fibra óptica pela cidade vimos que era possível usar toda essa rede para fazer a instalação das câmeras. Todo este trabalho faz parte de uma reengenharia do setor de informática, que tem trabalhado para otimizar e melhorar a comunicação entre os setores da administração”, observou o prefeito Helinho Zanatta.
O chefe do Executivo disse também que a ideia é ampliar o sistema de vigilância com câmeras assim que todos os testes forem concluídos.
Câmeras vão identificar placas de carros roubados
Os três portais que dão acesso à cidade de São Pedro contam com câmeras de vigilância. Elas também ficarão responsáveis por identificar as placas dos carros que passam pelo local.
Por meio de um sistema inteligente, as câmeras fornecerão as placas dos carros para um banco de dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Se o veículo for constatado como produto de furto ou roubo, a central envia um alerta para a Polícia Militar local para que seja feita a abordagem do condutor.
Prefeitura já oferece treinamento à equipe
A Prefeitura de São Pedro também informou que uma equipe já está sendo treinada para acompanhar as filmagens diariamente da central de monitoramento.
Essa equipe também ficará responsável pelo armazenamento das imagens. A perspectiva é que o sistema esteja funcionando 100% a partir do mês de setembro.