Em seu segundo mandato como presidente do Conselho Tutelar de São Pedro, Vanessa Furlan (PDT) enxergou na Câmara de Vereadores uma possibilidade de expandir ainda mais o trabalho social que ajuda a desenvolver no município. Candidata ao Legislativo, ela tem uma missão clara: realçar o lado humano da política.
“A mulher é a parte sensível, aquela que representa mais fortemente a família e o lado humano. Sinto falta disso na política de São Pedro, e sei que é possível resgatarmos esse sentimento”, disse.
Formada em direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Vanessa Furlan divide seu tempo entre ser mãe, advogada e conselheira tutelar.
“Fui mãe aos 35 anos porque sempre pensei que a minha carreira era prioridade. Hoje descobri o quanto é gratificante ser mãe, e o quanto isso fez com que eu tivesse ainda mais vontade de ajudar o próximo. Posso dizer que hoje sou muito mais sensível às causas sociais que lidamos no dia a dia.”
A atuação dela, no entanto, não para por aí. Apaixonada por animais, Vanessa Furlan já chegou a abrigar mais de 40 em um sítio da família. Todos eles, afirma ela, são animais de rua e recebem atenção especial.
“Nós cuidamos, castramos e depois fazemos a doação. Tudo de forma particular. Fica pesado. E é por isso que uma de nossas bandeiras, se eleita, será lutar para a construção de um canil municipal”, contou.
Mas se por um lado o trato com os animais traz alegria, a vida de conselheira tutelar guarda momentos difíceis de serem superados e até mesmo esquecidos.
As visitas às famílias carentes já revelaram situações de angústia e tristeza. “Fomos acionados uma vez por um morador de uma área de risco que relatou que a mãe tinha deixado seu filho de três meses numa biqueira em troco de droga”, lembrou.
Na saúde, Vanessa Furlan promete cobrar do Executivo o aumento do número de profissionais que trabalham nesta área. “Hoje, a distribuição de remédios na Farmácia Popular é uma de nossas maiores demandas. Também sentimos a necessidade de mais médicos pediatras, neuropediatras e cardiologistas nos postos de saúde.”
Como vereadora, ela também pretende trabalhar por melhorias no próprio Conselho Tutelar de São Pedro. “A estrutura social ainda é defasada. Se tornou algo mais assistencialista.”
Vanessa Furlan teve votação recorde para o Conselho Tutelar
Há seis anos Vanessa Furlan preside o Conselho Tutelar de São Pedro. Em 2010, primeiro ano que comandou o órgão, a votação era feita pelos próprios dirigentes do conselho.
Em 2015, no entanto, houve mudanças e a população pode participar do processo. Candidata à reeleição, Vanessa Furlan se disse surpresa ao conquistar 367 votos.
“Eu não esperava isso. Começou a aparecer gente de tudo quanto era lado, pessoas que nós ajudamos, famílias mais carentes, e de forma espontânea. Foi um momento que vai ficar marcado na minha vida”, disse.
Se eleita, Vanessa Furlan vai montar escritório para atender população
Uma das propostas de Vanessa Furlan caso seja eleita para representar o cidadão são-pedrense na Câmara é a abertura de um escritório para atender a população.
No espaço, conta ela, será dada toda ajuda possível de um vereador: desde a parte jurídica, a qual tem conhecimento, até a parte social. “É um compromisso que assumo. Não será um local para promessas, mas sim um local de trabalho. Quero ouvir as reivindicações e correr atrás do que for preciso para atendê-las como representante do povo.”
Conheci essa linda mulher fazem +/- 20 anos, e desde quando a conheci me surpreendo cada vez mais com ela. A sua dedicação para ajudar pessoas e animais é sem igual! Vanessa sempre foi uma pessoa com um coração gigantesco, ela pensa primeiro no próximo, sempre que pode ajuda as pessoas. Ela se dedica ao trabalho de corpo e alma. Inúmeras vezes já vi ela separar alimentos para levar as famílias carentes… E os animais ? Ela cuida deles como se fossem seres humanos, ela anda com ração para dar aos cachorros que passam fome na rua, essa mulher tem sentimentos! Uma mãe e dona de casa dedicada, assim como é com todos os seus compromissos e por isso ela merece ser eleita, pois dentro da câmara municipal ela poderá ajudar muito mais à todos.