Nascido e criado em Águas de São Pedro, Paulo Barboza (PSDB) quer chegar ao ápice de sua vida pública ainda este ano. A eleição para o Executivo pode consolidar um sonho antigo do atual vice-prefeito da estância: administrar a prefeitura em seu mais alto posto.
Para alcançar este objetivo, Paulo Barboza terá de derrotar nas urnas outros três candidatos no dia 2 de outubro. “O papel do vice-prefeito é muito importante, e sempre ajudei no que pude. Mas administrar a cidade que amo é o meu objetivo”, contou.
Paulo Barboza acredita que a sua história de vida, sempre muito ligada a Águas de São Pedro, pode favorecê-lo. Ele disputou três eleições como candidato a vice-prefeito, foi vereador por dois mandatos consecutivos (1996 a 2004) e desde 2012 está como vice-prefeito da administração Paulo Ronan (PSDB).
Aos 58 anos, lembra que viu Águas de São Pedro se desenvolver. “Meus pais eram da Graminha. Eu nasci em frente o campo de futebol, onde hoje funciona uma pousada.”
Em sua carreira profissional, trabalhou como garçom e recepcionista no Grande Hotel Senac, Hotel Jerubiaçaba e no Avenida Charme Hotel, antigo Hotel Avenida. Dos 21 aos 36, Paulo Barboza decidiu mudar-se para São Paulo, onde entrou para o ramo da alimentação.
“Era necessário naquela época. Mas passado este tempo, decidi que era a hora de voltar pra mais perto da família e foi então que comecei minha vida pública aqui”, disse.
Paulo Barboza diz que Águas de São Pedro vive um bom momento sob o comando do atual prefeito, que inclusive declarou seu apoio ao candidato. “O que temos que ter consciência é de que devemos cuidar bem do dinheiro do povo. Águas precisa se manter limpa e isso nós iremos fazer. Quero administrar a cidade como a minha casa ou a minha empresa.”
Questionado se o apoio poderia ter chego antes das convenções – Paulo Barboza ficou empatado com João Victor para representar a situação e acabou escolhido por ser mais velho – ele destaca a atitude democrática que sempre prevaleceu.
“Nós temos um grupo muito unido, e isso sempre ficou claro. A decisão mais correta era optar pelo voto”, comentou.
Se eleito, uma de suas prioridades é seguir um Plano Diretor na estância. “Temos uma meta de 48 diretrizes, das quais 18 já foram alcançadas”, revelou.
O cuidado com as águas medicinais que são oferecidas no SPA Thermal também é outro assunto que deve permear seu governo. “As águas são a nossa maior riqueza. Vamos manter os investimentos e melhorar ainda mais o atendimento”.
Para isso, Paulo Barboza contará com os conhecimentos de seu candidato a vice-prefeito: o termalista Celso Marques (PR), que já adiantou que não deixará de atender tanto na rede municipal quanto particularmente.
Na área da segurança, também promete dar atenção especial. Paulo Barboza disse que tem a intenção de ampliar o sistema de segurança com câmeras para os bairros de Águas de São Pedro.
Para a Guarda Civil Municipal (GCM), afirmou que vai agir de acordo com o que está previsto em lei, principalmente em relação ao efetivo. “Hoje a lei determina que o número de guardas deve ser o equivalente a 0,4% da população. Se a lei nos permitir ter mais, certamente teremos.”
Já para o funcionalismo público, Paulo Barboza quer desenvolver um plano de carreira, oferecer cursos e capacitação profissional, além de manter o pagamento dos funcionários em dia.