São 40 anos de trabalho como comerciante, sendo 37 deles em um único só ponto: quem frequenta a Praça da Santa Cruz já conversou ou ouviu falar de Tonico Aranha, ou simplesmente o Tonico da Sadilar (PP). Tanto prestígio e as amizades que construiu durante este tempo fez com que ele encarasse um novo desafio pessoal: se candidatar a uma vaga para a Câmara dos Vereadores de São Pedro.
“Sempre fui convidado para participar da política local, mas nunca aceitei. Acredito que agora é o momento, vejo que a cidade está evoluindo bastante e quero fazer parte deste processo”, disse.
Tonico é natural de São Pedro e sempre morou na estância. É casado há 37 anos com Elisabete de Fátima Amaral Aranha, com quem tem quatro filhas: Aline, Elizabeth, Lívia e Liara.
Apesar de nunca ter entrado para a política, compõe a diretoria da Associação Comercial e Industrial de São Pedro (Acisp) desde 1988. Atualmente, ele é diretor financeiro da entidade.
Com formação técnica em contabilidade, Tonico acredita que pode mudar muita coisa ocupando uma cadeira no Legislativo. Um de seus principais objetivos é trabalhar em prol dos comerciantes da cidade, implantar políticas públicas voltadas para o cuidado com o meio ambiente e colaborar para melhorar a condição de vida dos são-pedrenses.
“Fui criado no sítio, trabalhei minha infância e adolescência com meu pai na agricultura. Quero olhar com carinho para temas como poluição, devastação do meio ambiente e degradação de nossas nascentes”, disse o candidato.
Tonico também lembra que há muitos anos é adepto da reciclagem de lixo. “Nossa família sempre reciclou, antes mesmo de o tema ganhar tamanha repercussão. Temos que fazer nossa parte, e passar isso adiante. É questão de cidadania e compromisso com as próximas gerações.”
Como comerciante, Tonico disse que sabe o que a classe espera tanto do Executivo quanto do Legislativo. “Nossos representantes políticos precisam batalhar pelo nosso comércio, para que possamos atravessar períodos de crise e retomar os nossos negócios sem muitas perdas. Quero estar ao lado do comerciante e defender as suas causas”, completou.
Se eleito, Tonico quer retomar diálogo pela construção de nova igreja
Se for escolhido para ocupar uma das 13 cadeiras do Legislativo, Tonico Aranha quer estreitar relações com os representantes da Diocese de Piracicaba. Um de seus objetivos é trabalhar pela reconstrução da igreja da Praça Santa Cruz.
“Essa igreja fez parte da minha vida, é um marco para mim como acredito que seja para muitos são-pedrenses que inclusive se casaram aqui. Quando ela foi demolida, havia a promessa de que seria reconstruída uma réplica aqui”, comentou.
Andando pela praça, Tonico não esconde a sua tristeza em não avistar mais o local religioso. “Sinto uma amargura muito grande. Tive catequese aqui. Olhar para o outro lado da rua e não ver a igreja e o relógio da Santa Cruz é realmente triste.”
Candidato acredita em renovação
Aos 63 anos, Tonico acredita que nunca é tarde para oxigenar a política. A idade, segundo ele, não atrapalha em nada. “São os pensamentos, as ideias que renovam a política”, disse.
A educação rígida que recebeu dos pais e mais tarde passou para os filhos é, para ele, uma das características primordiais para quem quer ocupar um cargo público.
“Sempre fui muito respeitoso com todo mundo. Não gosto de coisa errada, e minha campanha está sendo feita com aquilo que tenho em mãos. Acredito na renovação, e acho que ela é mais do que necessária.”