A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu, nesta terça-feira (27), no Hotel Jerubiaçaba, um encontro com os candidatos à prefeitura de Águas de São Pedro. Todos os quatro postulantes Maria Ely (DEM), Paulo Barboza (PSDB), Coronel Adilson (PV) e Taíde (PC do B) compareceram ao evento.
Organizado por representantes da OAB de São Pedro, o encontro foi a segunda oportunidade pública para que os candidatos apresentassem suas propostas de governo – o primeiro foi realizado pelo Conseg de Águas de São Pedro.
Cada candidato teve 20 minutos para falar ao público, podendo abrir mão de cinco minutos para que o seu candidato a vice-prefeito fizesse o uso da palavra.
Primeiro a ser sorteado, Taíde voltou a defender a construção de um ‘piscinão’ de águas medicinais ao lado do SPA Thermal. Na área da saúde, disse que se eleito vai lutar para trazer uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para o município.
“Também quero reativar as guaritas de nossa cidade, implantar a guarda ciclística motorizada e dar aumento de até 40% para o funcionalismo público”, discursou.
Em seguida foi a vez de Paulo Barboza fazer o uso do púlpito. Ele disse que, se vencer nas urnas, vai dar atenção especial à educação. “Queremos trazer uma nova creche-escola e firmar parcerias para oferecer cursos profissionalizantes junto ao Senai, Senac e Sebrae.”
Na área da segurança pública, disse que pretende implantar o plano de carreira para a Guarda Civil Municipal (GCM), além de adquirir duas novas motos e dois novos veículos para ronda.
“Também vamos aumentar o número de câmeras de vigilância, expandindo o projeto para os bairros”. Faltando cinco minutos para acabar sua fala, Paulo Barboza deu a vez para o seu vice, Celso Marques (PR), que falou sobre a importância das águas medicinais e investimentos previstos como a aquisição de uma máquina de raio-X digital e o aprimoramento do programa Saúde da Família.
Terceira a falar, Maria Ely destacou o turismo como carro-chefe de suas ações na prefeitura. A intenção, segundo ela, é trazer um número maior de eventos para a cidade nos dias de semana e promover o turismo de negócios. “Vamos ter um profissional especializado em captar eventos para Águas de São Pedro.”
A candidata também criticou o alto preço do aluguel cobrado pela prefeitura para que empresas façam o uso do Centro de Eventos e Convenções. “Vamos reduzir isso, fazer com que seja viável para os organizadores trazerem seus eventos para nossa estância.”
Na área da saúde, disse que vai reformar o Pronto Socorro. “O último aparelho de raio-X foi comprado há 13 anos. Também vamos aumentar o número de especialistas, principalmente garantir um pediatra todos os dias aqui.”
Já o Coronel Adilson optou por um discurso mais político, relembrando o atual momento da classe. “Política não é negócio. Tem muita gente sem preparo assumindo cargos públicos.”
Logo no início de sua fala, Adilson também reproduziu um juramento militar que versa sobre honra, cidadania e comprometimento com a nação.
Com propostas técnicas e práticas, ele também falou sobre as etapas pelas quais acredita ter passado nesta eleição. “Primeiro, tínhamos uma campanha incipiente, desacreditada. Depois, num segundo momento, passamos a ter viabilidade. E hoje, sim, passamos a ser uma possibilidade.”
Ao término fala dos candidatos, o presidente da OAB de São Pedro, Luis Olivieri, elogiou a postura de todos os quatro candidatos.
“Vocês deram exemplo de cidadania e comprometimento com Águas de São Pedro. Este é o objetivo do encontro, dar a oportunidade para que vocês falem diretamente com os eleitores apresentando o plano de governo de cada um, cumprindo com o papel de cidadania e de democracia.”
Encontro não previa perguntas do público nem réplica de candidato
Diferente do primeiro encontro realizado pelo Conseg, os representantes da OAB preferiram não abrir o espaço para perguntas do público ou até mesmo réplica entre candidatos. Bem organizado, o evento começou pontualmente às 16h10 (o horário marcado era 16h) e transcorreu tranquilamente. Correligionários e apoiadores dos quatro candidatos prestigiaram a apresentação do plano de governo dos prefeituráveis.