O biênio legislaativo 2017/2018 ainda nem começou, mas a disputa para ocupar o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de São Pedro já ganhou um acalorado debate nos bastidores. Até o momento, dois parlamentares pleiteieam o posto: Antonio Benedito Ferraz Toledo, o Toninho da Sorveteria (PSL) e Elias Garcia Candeias (PP).
Os dois vereadores caminham para o terceiro mandato na Câmara Municipal, mas nunca ocuparam o cargo de presidente. Nos bastidores, comenta-se que já houve tentativas de conversas entre os dois para que um possa abrir mão da disputa para que o outro assuma a cadeira. O acordo selaria que um seria o próximo presidente e, o outro, assumiria a Presidência no biênio 2019/2020. Nada feito.
Diante de tal situação, a articulação política tornou-se rotineira para os dois candidatos. Tanto Toninho quanto Elias fazem parte do grupo de 11 vereadores eleitos ao lado do prefeito Helinho Zanatta (PSD). Em um cenário que pode se dividir facilmente, os dois vereadores eleitos pela oposição Joyce Benevides (PV) e Luiz Melado (PSDB) teriam papel fundamental na escolha do novo presidente.
Bater o martelo e fechar um grupo entorno de um candidato único se tornou ainda mais difícil depois de a Câmara ter se renovado praticamente pela metade para os próximos quatro anos. Assumem uma cadeira a partir de 2017 os vereadores Dr. Giuliano (PSB), Ondina Cabeleireira (PSD), Gilberto Vieira (PDT), Robinho (PSL), Luiz Melado e Joyce Benevides.
Toninho da Sorveteria, que já disputou a presidência uma vez e foi derrotado pelo então vereador e hoje vice-prefeito Thiago Silva, confirmou que será candidato à Presidência e que já trabalha em prol disso.
“Nós temos pedido o voto para os nossos pares. Promessa a gente tem, mas sabemos que é uma eleição difícil e que as coisas mudam muito rápido. Sempre quis ser presidente da Câmara, mas a disputa está sendo muito sadia como deve ser”, afirmou.
Toninho disse ainda que já conversou com a maioria dos vereadores, inclusive com os de oposição. “Com a Joyce eu falei por telefone, mas algo bem superficial. Se eleito, quero fazer uma gestão para todos os vereadores, conduzir de forma tranquila.”
Elias Candeias também afirmou que é candidato à Presidência da Câmara e que já tem conversas avançadas com alguns vereadores. “Estar na Presidência é uma meta que temos em nosso mandato. Sabemos da responsabilidade e da importância de discutir matérias que ajudem o nosso povo”, frisou.
Para ele, um dos maiores desafios do próximo presidente é conseguir fazer um mandato mais próximo da população. “Temos que dar atenção especial ao término do novo prédio da Câmara, trazer a sociedade pra mais perto dos nossos debates. Também darei mais condição de trabalho aos vereadores, que não enfrentarão burocracia nenhuma para legislar e fiscalizar o Executivo.”
Produção legislativa de Toninho da Sorveteria
Produção legislativa de Elias Candeias
Dr. Giuliano não descarta candidatura
Vereador mais bem votado na história de São Pedro (1.562 votos), Dr. Giuliano afirmou ao FATO POLÍTICO que procura uma composição política diante da disputa. O caminho mais natural é que ele apoie um dos lados e feche um grupo que, no segundo biênio de 2019/2020, possa lhe ajudar a chegar à Presidência da Câmara.
“Minha ideia é ser presidente da Câmara no segundo biênio. Mesmo porque os meus eleitores pedem isso. Conversei com o Elias e com o Toninho, e também manifestei a intenção de fazer parte da Mesa [Diretora]”, disse.
Eleição para Presidência
A eleição para presidente e composição da Mesa Diretora para o biênio 2017-2018 acontecerá em 1 de janeiro, logo após a cerimônia de posse dos vereadores eleitos.