O Alpes das Águas está passando por um processo de reestruturação da malha viária. A Prefeitura de São Pedro iniciou esta semana a colocação de aproximadamente 3 mil metros de galerias pluviais pelas ruas do bairro. Os serviços irão beneficiar 2.000 moradores e mais de 1.300 chácaras.
A tubulação – que mede de 1,20 metros a 0,60 metros – é essencial para garantir a qualidade do asfalto, já que evita o acúmulo de água e a deterioração da massa asfáltica. Além das galerias, também estão sendo instaladas as bocas de lobo.
Nesta etapa, receberão as avenidas Tulipas, Ipês das Águas e Alpes das Águas. Já a pavimentação está projetada para a Avenida das Primaveras, Gerânios Begônias, Antúrios, Ipês das Águas, das Azaléias, Vitórias Régias e Alpes das Águas, sendo a última a mais extensa e a principal avenida do bairro, devendo ficar pronta ainda no primeiro trimestre de 2017.
A pavimentação das ruas está sendo feita com recursos federais avaliados em R$ 9,7 milhões, valor que também inclui a execução de 127,5 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, 27,7 mil metros lineares de guias e sarjetas e 110,9 mil metros quadrados de passeios públicos.
A previsão é que a obra toda seja concluída até o final de 2017. O cronograma, no entanto, pode sofrer alteração devido ao período de chuvas.