Vereador por cinco mandatos, Ivan Barbosa assume Secretaria de Segurança

0
Novo secretário quer aumentar efetivo da Guarda Municipal e contratar vigias por meio de concurso;
Novo secretário quer aumentar efetivo da Guarda Municipal e contratar vigias por meio de concurso;

Com a experiência de cinco mandatos na Câmara Municipal de Águas de São Pedro e outros 30 anos dedicados à Polícia Civil, Ivan Barbosa acaba de assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Segurança Pública da estância. O ex-vereador recebeu o convite do prefeito Paulo Barboza (PSDB) e disse ter como meta a reestruturação da Pasta.

Ivan Barbosa – que tentou a reeleição para o seu sexto mandato no Legislativo aquapedrense – revelou que ficou surpreso com a proposta do chefe do Executivo. Na última eleição municipal, ele apoiou o grupo político adversário de Paulo Barbosa.

“O prefeito me procurou e disse que a política tinha acabado no dia 3 [de outubro, data da eleição], e que a partir daquele momento só pensava em Águas de São Pedro. Para mim é uma honra assumir a secretaria”, declarou Ivan.

Muito ligado à área da segurança pública, Ivan afirmou que a intenção do Executivo é separar as duas Pastas: as questões ligadas ao meio ambiente deverão fazer parte da Secretaria de Serviços Urbanos.

Uma das prioridades do novo secretário é a aprovação do novo estatuto da Guarda Civil Municipal (GCM). “O estatuto é uma exigência sob pena de os próprios municípios que não o tiverem, respondam por improbidade administrativa”, lembrou.

Sem revelar o número de guardas que hoje trabalham para a estância, Ivan Barbosa afirmou também que levou ao prefeito a ideia de que os guardas possam dobrar as horas trabalhadas no município.

Ivan Barbosa acumula 30 anos de serviços prestados à Polícia Civil;
Ivan Barbosa acumula 30 anos de serviços prestados à Polícia Civil;

“Sugeri que fossem pagas as chamadas folgas trabalhadas, as FTs. O guarda que está de folga pode, por lei, trabalhar para a cidade. A prefeitura paga essas horas sem arcar com encargos. Na Polícia Militar já existe isso, há uma lei sancionada pelo governador Geraldo Alckmin que permite a atividade”, explicou o secretário.

Outra sugestão do secretário ao Executivo é que um novo concurso seja aberto para a contratação de vigias. “É uma espécie de guarda patrimonial, e com a chegada deles poderíamos garantir maior segurança em prédios públicos, pontos fixos da cidade como o portal, balneário e em circulação pela cidade.”

Ivan também quer contar com a tecnologia para manter a segurança no município. Apesar disso, já enfrenta um problema: das 15 câmeras de vigilância instaladas pela cidade, apenas oito estão funcionando.

“Já fiz um relatório e enviei ao prefeito para que possamos operar com 100% das câmeras. Acredito que até o Carnaval estarão todas em pleno funcionamento”, adiantou.

Outra proposta do secretário é reativar as guaritas da estância. “Existe um estudo para reativarmos estas guaritas e já está nas mãos do prefeito.”

Guarda Civil tem novo comandante

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Águas de São Pedro está sob novo comando. Evandro Lopes, funcionário de carreira há 17 anos da corporação, assumiu o posto desde o último dia 5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.