O prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD), assinou esta semana um pacote de convênios que autoriza R$ 8,6 milhões em repasses a entidades assistenciais do município. A verba será direcionada para a Casa da Criança Dirceu Vaz de Toledo, Casa dos Velhinhos, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Pais (Programa de Auxílio e Integração Social) e Hospital Beneficente São Lucas, a Santa Casa de São Pedro.
No gabinete, o vice-prefeito e presidente do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Thiago Silva (SDD), recebeu os representantes das entidades para anunciar a assinatura dos convênios.
O montante é fruto de recursos municipais, estaduais e federais e mantém projetos sociais que atendem crianças, idosos e pessoas com deficiência. Uma grande parcela da população depende do repasse para usufruir dos espaços de atividades assistenciais de São Pedro.
“Apesar da situação financeira difícil e da queda na arrecadação, vamos fazer de tudo para manter os repasses e até aumentar o valor, como é o caso do hospital”, disse Zanatta via assessoria de imprensa.
A prefeitura não informou, no entanto, quanto cada entidade vai receber do montante total.
Apae e Casa dos Velhinhos
Somente entre a Apae e a Casa dos Velhinhos, mais de 150 pessoas são assistidas com o repasse anual. Com o convênio assinado pelo município, a Apae já garante praticamente 70% de seu funcionamento durante no ano de 2017.
O dinheiro também é muito bem-vindo para a Casa dos Velhinhos, que hoje soma 34 funcionários para assistir os 48 idosos que estão na casa.
Saúde
Na área da saúde, os recursos serão usados para a manutenção da assistência básica e para serviços de urgência e emergência. Participaram do encontro com o vice-prefeito o presidente da diretoria do Hospital São Lucas, Nilton Marchezi e a secretária de Saúde e Desenvolvimento Social, Miriam de Souza Silva.