O prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Barboza (PSDB), se reuniu nesta terça-feira (24) em seu gabinete com representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para tratar sobre os serviços prestados na estância.
O encontro contou com a presença de secretários e vereadores da cidade, e teve como objetivo avaliar a possibilidade de um novo vínculo entre a Sabesp e o município. A Procuradoria da prefeitura não informou, no entanto, quando vence o atual contrato.
O prefeito Paulo Barboza, porém, afirmou durante a reunião que a intenção é detalhar tudo o que é feito pela Sabesp no município e renovar o contrato ao seu término.
“Estamos trabalhando em conjunto com a Sabesp para a regularização do contrato, pois a prioridade do nosso governo é de resolver todas as questões com transparência”, afirmou via assessoria de imprensa.
Participaram da reunião o superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê da Sabesp, Maurício Tápia, e os gerentes da Sabesp do Departamento de Controladoria, Sérgio Henrique Monção, e da Divisional de São Manuel, Wesley Arradi.
Também estiveram presentes o procurador-geral do município, Bruno Cosenza, o secretário de Obras e Planejamento, Fábio Esteves, e os vereadores Anderson Cardoso, Célio do Nascimento, Edilene da Saúde, Nelinho Noronha, Marcelo Pato, Rubens Aparecido Antunes, Gibim e Valter da Jaws.
Sabesp viabilizou ETE da estância
Uma das iniciativas mais comemoradas pelos cidadãos aguapedrenses é a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) viabilizada pela Sabesp no município.
A estação tem capacidade para tratar 25 litros de esgoto por segundo e foi projetada para uma cidade com 15 mil moradores. A obra custou R$ 7,9 milhões e ocupa um terreno de 7,7 mil metros quadrados, considerando a área construída e a área de acesso.
A ETE é composta por cinco módulos e cada um deles possui um decantador (equipamento responsável pela remoção da matéria orgânica), dois reatores anaeróbios e um reator aeróbio.