Piracicaba é a 15ª cidade do país em ranking de saneamento

0
Ranking foi divulgado pelo instituto Trata Brasil. Piracicaba mantém colocação obtida em 2014; (Foto: Rafael Neddermeyer)
Ranking foi divulgado pelo instituto Trata Brasil. Piracicaba mantém colocação obtida em 2014; (Foto: Rafael Neddermeyer)

O município de Piracicaba é o 15º colocado no novo ranking de saneamento divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Instituto Trata Brasil. De acordo com a publicação, Piracicaba tem 99,97% de abastecimento de água, 99,95% de coleta de esgoto e 100% dele tratado. Os dados também revelam que a cidade investiu, em média, R$ 157 milhões por ano entre 2011 e 2015 neste setor.

O diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico dos 100 maiores municípios brasileiros (em população) tem como base o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), órgão ligado ao Ministério das Cidades. O estudo levou em conta o ano-base de 2015.

Dos 20 melhores municípios do ranking, 10 estão em SP; (Foto: Justino Lucente)
Dos 20 melhores municípios do ranking, 10 estão em SP; (Foto: Justino Lucente)

Dos 20 melhores municípios do ranking divulgado, dez deles localizam-se no estado de São Paulo, cinco no Paraná, quatro em Minas Gerais e apenas um no Rio de Janeiro.

Com relação ao tratamento de esgoto, apenas três cidades com mais de 100 mil habitantes apresentaram nota máxima (100): Limeira, Piracicaba e São José dos Campos.

Franca é a 1ª colocada

Com aproximadamente 340 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Franca lidera o ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil.

Os serviços de água e esgoto são administrados no município pela Sabesp, que investiu R$ 165 milhões na construção de um novo sistema produtor de água: o Sapucaí-Mirim. A obra deve funcionar ainda este ano segundo a Sabesp.

Ligações de esgoto

Piracicaba também detém um bom número de novas ligações de esgoto no ano de 2015: foram 4.508 novas conexões, o que representa 100% da demanda apresentada pela população local.

O ranking

O Instituto Trata Brasil divulga o ranking de saneamento básico das 100 maiores cidades do país desde 2009, com base em dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS). Os números são revelados pelas próprias empresas operadoras de água e esgoto nos diferentes estados brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.