Termo de cooperação técnica assinado esta semana entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp) e a CPFL viabilizou investimento de R$ 575,5 mil na aquisição de equipamentos que vão garantir a eficiência energética para a autarquia.
Na prática, o investimento será usado para a troca de equipamentos como motobombas e quadro de comandos hoje considerados de baixa eficiência. A troca de equipamentos, que não terá custo nenhum para o Saaesp, será realizada nas captações do Macuco e Santana e na ETA (Estação de Tratamento de Água) 2.
Outra importante medida gerada pela troca de equipamentos é a economia de energia prevista. De acordo com cálculos estimados pela CPFL, a economia pode chegar a R$ 18 mil mensais, o equivalente a 12% do gasto mensal do Saaesp com energia elétrica. A economia projetada é de 709,21 MWh/ano.
A medida contribuirá para o uso racional da energia elétrica e traz mais sustentabilidade no uso dos recursos naturais, além de evitar o desperdício.
O diretor presidente do Saaesp, Thiago Silva, comemorou o benefício. “Além de gerar economia para os cofres do Saaesp sem nenhum custo, é uma medida que garante eficiência energética e preservação do meio ambiente”, afirmou. (Da assessoria)