O prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD), recebeu nesta sexta-feira (24) a visita do senador ítalo-brasileiro Fausto Longo em seu gabinete. A reunião contou também com a presenças de lideranças políticas e vereadores da cidade, além de secretários e coordenadores da prefeitura.
O senador tem visitado a estância com frequência, trazendo modelos de administrações que dão certo na Itália e contribuindo para algumas áreas do município. O prefeito Helinho Zanatta agradeceu a visita do senador e disse que sua experiência tem sido muito positiva para São Pedro.
“O senador é uma pessoa com muita bagagem, e tem proposto parcerias importantes. É sempre muito bom poder absorver tudo o que ele pode nos passar”, destacou o chefe do Executivo.
O senador disse que algumas parcerias já estão sendo implementadas aqui no Brasil, principalmente na área de plantio e colheita. Citou estudos da Embrapa que indicam que apenas 2% do território de todo Estado de São Paulo não tem condições ideais para a produção de uva.
“A capacidade produtiva do Brasil é enorme e a Itália tem o conhecimento da produção do vinho, suco de uva e outros subprodutos. É preciso alinhar estas atividades e partir daí começar a construir uma nova cadeia produtiva”, disse o senador.
O senador ressaltou também que 70 municípios já plantam uva em São Paulo, mas que este número pode ser bem maior. “São Paulo consome 90% do vinho nacional e 70% do vinho importado. Há um potencial a ser explorado”, destacou.