Por Daniella Oliveira
Na última quarta-feira, 12, no anfiteatro do Spa Thermas Doutor Octávio de Moura Andrade, em Águas de São Pedro, a tenista Patrícia Medrado, do Instituto que recebe seu nome, apresentou o Projeto Pintando o Tênis para representantes de prefeituras e secretarias de Educação das cidades de Águas, Anhembi, Charqueada, São Pedro, Santa Maria da Serra, Torrinha e Ipeúna.
Recebida pelo prefeito Paulo Barboza, a secretária de Educação de Águas, Scheila Fernandez, o educador físico Marcelo Vieira, a atleta, que foi por 11 anos a melhor tenista do Brasil, falou sobre o trabalho que já faz desde 1998.
“Nossa principal intenção é utilizar o esporte, até então visto como uma modalidade elitizada, como instrumento de transformação social, desenvolvendo projetos esportivos através de convênios com prefeituras e o governo do estado de São Paulo”.
Com a adesão ao projeto desenvolvido pelo Instituto Patrícia Medrado, a prefeituras terão direito a capacitações de professores de Educação Física, doação de material pedagógico específico para modalidade tênis de campo, além de aulas práticas com equipes de profissionais para o desenvolvimento integral e a inclusão social de crianças e adolescentes de todo ensino fundamental da rede pública.
“É importante deixar claro que este primeiro encontro trata-se apenas de uma apresentação do projeto. Ainda não temos nada fechado com nenhuma prefeitura. Vamos, juntos, construir um trabalho sério, com capacitação de professores, com uma metodologia moderna e fantástica, ensinando de forma coletiva”, disse a tenista, sobre o projeto de 12 meses de duração.
A metodologia será aplicada de forma vivencial e conceitual, baseada na filosofia do esporte educacional, com atividades lúdicas e cooperativas. “A proposta é que as secretaria de Educação acompanhem todo o desenvolvimento do projeto, mostrando apoio na execução, divulgando as ações e estimulando a adesão das escolas e professores; além de disponibilizar o espaço físico, que normalmente são em quadras poliesportivas”.
A cidade de Águas de São Pedro deverá ser o local de encontro dos responsáveis pelas atividades. Mais informações sobre o projeto estão no site: www.institutopatriciamedrado.org.br.