Por Daniella Oliveira
Na última quarta-feira, 19, durante a primeira sessão ordinária da Comissão Intermunicipal de Fiscalização das Obras da SP-304, na Câmara de Vereadores de Águas de São Pedro, representantes da Conter Construções e Comércio S/A – empresa responsável pela continuação da duplicação – falaram sobre os serviços iniciados nesta semana. Recepcionados pelo presidente da Câmara, Nelinho Noronha (PT), o gerente comercial, Luiz Roberto Camargo, e o engenheiro civil e superintendente de obras, Alencar José da Silva, os profissionais responderam vários questionamentos dos vereadores e o público presente no encontro.
“Desde quinta-feira passada já estamos montando nosso canteiro de obras, próximo daquele posto de combustível em Ártemis. Já estamos com máquinas na pista e trator fazendo a limpeza dos terrenos e os topógrafos fazendo todas as medições e demarcações dos trechos incluídos nas obras”, explicou Camargo, ao ressaltar que o canteiro de obras está no quilômetro 178 mais 500 metros.
Sobre a obra orçada em R$ 22 milhões – para executar praticamente a metade que falta da duplicação -, o gerente afirmou que existe a previsão de um reajuste de mais R$ 8 milhões. “É preciso deixar bem claro que essa concorrência aconteceu em dezembro de 2012, portanto já estamos alinhados com o DER [Departamento de Estradas de Rodagem] sobre esse reajuste.”
Para o vereador Paulo Campos (PSD), de Piracicaba, o encontro serviu para comemorar o retorno da duplicação. “Temos que acreditar que essa obra será concluída em até 12 meses. Fizemos um levantamento sobre a história da empresa e ficamos muito contentes com o que descobrimos”.
O vereador Lair Braga (SD), também de Piracicaba, garantiu que a comissão irá acompanhar passo a passo dos trabalhos. “Esse trabalho não é fruto de um grupo de políticos, mas da sociedade de todas as cidades desta região.”
Sinalização da rodovia
A sinalização também foi questionada por pessoas que participaram da sessão. De acordo com Camargo e Alencar Silva, a Conter já está preparada para possíveis intervenções. “Chegamos agora, mas necessitamos de reforço na sinalização. Notamos que a velocidade está acima do permitido em alguns trechos, onde podem acontecer abusos e colisões. Vamos ter que diminuir a velocidade em alguns pontos”, disse Silva.
Apesar de prever alguns transtornos, como em qualquer obra, o engenheiro disse que não haverá interrupções no tráfego de veículos. “Claro que teremos que limitar um pouco mais a velocidade, mas sempre teremos um sentido aberto para o tráfego enquanto trabalhamos na outra pista.”
Olha o caixa dois aí gente.