Será inaugurada na próxima sexta-feira (5) a Estação de Tratamento de Lodo construída em área do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp). O obra custou R$ 2,1 milhões e foi viabilizada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
A obra integra as ações recomendadas pelo Plano Diretor de Controle de Perdas elaborado com o objetivo de reduzir as perdas de água registradas nos municípios que integram as Bacias Hidrográficas do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
Com a estação em funcionamento, serão economizados aproximadamente 600 mil litros de água por semana, volume usado para a limpeza dos tanques dos filtros do sistema de tratamento de água da ETA1 (Estação de Tratamento de Água), unidade que trata a maior parte da água consumida no município.
“Além desta economia de água, a obra garante também o destino correto do lodo, sobra desse processo de limpeza interna dos tanques”, destacou o prefeito Helinho Zanatta (PSD), que citou ainda a melhora das condições ambientais e da qualidade dos recursos hídricos como benefícios da obra.
Para o vice-prefeito e diretor-presidente do Saaesp, Thiago Silva, “investir em tratamento de água é dar qualidade de vida a população”. Ele destaca também que os investimentos do Saaesp e Prefeitura nesta área são inéditos na história de São Pedro.
“Nunca se investiu tanto em saneamento básico em nossa cidade. Estamos com um cronograma de obras na área de tratamento de esgoto e água, que inclui a estação de tratamento de esgoto e outras melhorias que vão garantir mais qualidade de vida,” destacou. (Da assessoria)