Com a presença do deputado estadual Roberto Morais (PPS) foi inaugurada nesta sexta-feira (5) a estação de tratamento de lodo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp), obra feita com investimento de R$ 2,1 milhões do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro).
Com a estação operando, será possível economizar 2,4 milhões de litros de águas por mês, antes descartados após a lavagem dos filtros utilizados no sistema de tratamento de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, responsável pelo abastecimento de 70% de São Pedro.
“É uma obra importante para a cidade, que garante qualidade de vida e valoriza o uso de um bem tão precioso quanto a água”, disse o prefeito Helinho Zanatta (PSD), que agradeceu a todos os funcionários pelo empenho dedicado à obra, além de destacar as ações realizadas pelo deputado estadual Roberto Morais em favor da cidade.
O diretor-presidente do Saaesp e vice-prefeito Thiago Silva (SD) lembrou que a obra é resultado do esforço de várias pessoas que desde 2013 realizaram muitas ações para que a inauguração pudesse se concretizar.
“Quero fazer um agradecimento especial a todos que se envolveram nesta obra e garantiram o funcionamento deste sistema moderno que existe em poucos municípios e agora em São Pedro também”.
“É motivo de orgulho vir a São Pedro, uma cidade governada de maneira inovadora, por um prefeito de visão diferenciada”, disse o deputado estadual Roberto Morais.
Obra reduz índice de perdas
A estação de tratamento de lodo inaugurada nesta sexta-feira integra o Plano Diretor de Controle de Perdas elaborado com o objetivo de reduzir as perdas de água registradas nos municípios que integram as Bacias Hidrográficas do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
Com a estação em funcionamento, serão economizados aproximadamente 600 mil litros de água por semana.
Esta água usada na retrolavagem que antes era desperdiçada, agora passa por um processo de tratamento, que garante o retorno da água para o sistema de abastecimento.
O resíduo retirado deste processo, uma espécie de barro, pode ser utilizado na agricultura para correção de solo e também na construção civil, para elaboração de calçamento, tijolos ou telhas. (Da assessoria)