Os vereadores de São Pedro aprovaram na última sessão da Câmara um Projeto de Lei (PL 34/17) que torna as provas equestres patrimônio histórico e cultural da estância. O texto foi referendado em segunda votação e agora segue para promulgação do prefeito Helinho Zanatta (PSD).
O projeto aprovado é uma iniciativa do vereador Cássio Capellari (DEM). Farão parte do patrimônio histórico e cultural da cidade as seguintes modalidades: três tambores, seis balizas, apartação, rédeas, laço individual, team penning, bulldog, laço comprido, laço em dupla, maneabilidade e velocidade, rancho sorting, working cow horse e conformação e hipismo.
“As pessoas que convivem diariamente com este meio me procuraram e vimos a possibilidade de tornar essas provas um patrimônio do município. A medida também facilita o trabalho de quem está neste meio”, afirmou Cássio Capellari.
Para o vereador, a lei também vai de encontro com a história de São Pedro. “A cidade foi fundada pelos tropeiros, que foram os primeiros a povoar estas terras”, justificou.
A matéria lembra, no entanto, que o objetivo é apenas reconhecer as modalidades como objeto de preservação cultural e patrimonial. O texto cita, ainda, que “para a realização de provas equestres devem ser observadas as disposições gerais relativas a defesa sanitária do animal”.