A Câmara de Vereadores de Águas de São Pedro sofrerá mudanças nos próximos dias. Valdir Gibim (PRB) deixará o posto após receber convite do prefeito Paulo Barboza (PSDB) para assumir uma secretaria de seu governo. O parlamentar já requereu nesta terça-feira (9) a sua licença ao presidente da Câmara, Nelinho Noronha (PT).
Gibim dará lugar ao suplente Vanderlei Zampieri (PRB), que nas eleições municipais passadas fez oposição ao grupo liderado pelo atual prefeito. Zampieri, no entanto, é velho conhecido da política aquapedrense: acumula seis mandatos como vereador e ocupou a Presidência da Câmara em três ocasiões. Em 1992, também concorreu ao Executivo quando, naquele ano, foi eleito prefeito Paulo Ronan (PSDB).
Enquanto isso, Gibim desempenhará a função de secretário de Segurança Pública e Meio Ambiente sem nunca ter tido experiência direta na área. Ao FATO POLÍTICO, ele disse que atendeu ao pedido do prefeito Paulo Barboza e que sua atuação na Pasta pode ser muito mais incisiva do que na própria Câmara.
“Levei mais de 40 dias para aceitar o convite, mas tenho certeza que é um novo desafio e que vou cumprir com muito trabalho”, disse. Em janeiro, o ex-vereador por cinco mandatos Ivan Barbosa havia assumido a secretaria, mas não engrenou.
Gibim, no entanto, diz que vai buscar verbas para o município e explorar contatos políticos que amealhou nos últimos anos. “Nossa Guarda está apenas com uma viatura. Embora temos um baixo índice de criminalidade na nossa estância, quero aumentar isso.”
Já em relação ao Meio Ambiente, pretende cuidar melhor da aparência da cidade, resolver as questões do Canal Central e se apoiar em projetos voltados à sustentabilidade.
A reportagem tentou contato com Vanderlei Zampieri por telefone, mas não obteve sucesso.