São Pedro se prepara para mais uma Festa de Santo Antônio

0
Em três dias, evento deve reunir ao menos 15 mil pessoas no Alto da Serra; (Foto: Daniella Oliveira)
Em três dias, evento deve reunir ao menos 15 mil pessoas no Alto da Serra; (Foto: Daniella Oliveira)

Por Daniella Oliveira

Com entrada gratuita, nos próximos dias 9, 10 e 11 de junho, no Alto da Serra de São Pedro, acontece a 113ª Festa de Santo Antônio. Com diversas programações religiosas, musicais e gastronômicas, pelo menos 100 voluntários da comunidade católica devem trabalhar para receber cerca de 15 mil pessoas, nos três dias. Realizado pela Paróquia São Pedro, o evento conta com apoio da Prefeitura, da Rádio Onda Livre FM e Rádio Comunidade FM.

Sobre o santo que será homenageado no dia 13, com missa e benção dos pães, às 20h, na Capela Santo Antônio, o padre Altair Soares conta que foi um grande orador, evangelizador e também muito cativante. “Santo Antônio soube apresentar valores de fé para o povo do seu tempo. No Brasil, de forma especial, é o mais popular e padroeiro da nossa diocese”.

Além dos tradicionais quitutes das festas, uma relíquia exposta no altar da igreja costuma atrair muitos católicos ao evento. “Um fragmento mortuário de Santo Antônio. Um pedacinho de osso, que foi doado pelo bispo emérito, Dom Eduardo Koaik”, disse, sobre a peça recebida em setembro de 1985, com legitimidade comprovada em documentos arquivados na Paróquia.

Virginia da Conceição é devota de Santo Antônio desde criança; (Foto: Daniella Oliveira)
Virginia da Conceição é devota de Santo Antônio desde criança; (Foto: Daniella Oliveira)

Devota desde criança, Virginia da Conceição Costa, de 65 anos, disse que ama ler sobre suas histórias. “Eu li que ele foi pregar perto de um rio e os peixes apontaram na água para ouvir”. A dona de casa lembrou de passagem triste da sua vida, que a fez deixar de rezar. “Tive minha mãe doente por 15 anos e ela morreu no dia de Santo Antônio. Eu fiquei tão triste por achar que ele não cuidou dela que passei anos sem falar com ele; mas hoje essa revolta já passou ”.

Atrações

Mantendo os números do ano passado, os voluntários devem preparar cerca de 600 frangos assados, 4 mil espetos de carne, 1 mil porções de polenta, 2 mil porções de cuscuz, 500 porções de batata frita, 1 mil pasteis, 500 porções de batata no molho, além de porções de torresmo e leitoa.

Também serão vendidos refrigerantes, água, chope, doces caseiros e cerca de 150 quilos de bolo do padroeiro (após a missa das 19h30, do dia 10).  No domingo, a cerimonia religiosa começa às 9h30, com procissão, benção do mastro e dos pães. Cantores como Di Lucca, Sheba, Luiz e Jossé devem comandar o palco da festa. Mais informações pelo telefone: (19) 3481-1196.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.