Por Daniella Oliveira
A falta de sinalização e acostamento num trecho de sete quilômetros da estrada vicinal João Dorigon, na serra de São Pedro, tem gerado preocupação e muita insegurança aos usuários que passam pela pista. À noite, principalmente por conta do nevoeiro, motoristas contam que não conseguem identificar as faixas e nem o limite da pavimentação. A Prefeitura informou que vai resolver o problema, porém, sem data prevista.
“Não temos mais para quem reclamar. Já falamos com o pessoal da prefeitura, com vários vereadores e até agora nada. As melhorias na sinalização desta pista é uma promessa antiga da atual administração. A gente só espera que não seja necessário acontecer nenhum acidente para que a promessa seja cumprida”, declarou uma professora, que preferiu não ter o nome divulgado.
A estudante Jéssica Fernandes, que costuma visitar parentes no bairro Patrimônio, conta que evita passar pela estrada à noite. “Eu quase morri de medo no domingo passado. Assim que passei pelo bairro dos Gomes, notei que a pista não tinha mais sinalização. A gente fica sem saber o limite da faixa e do acostamento. A neblina deixa as condições mais perigosas ainda”.
Para Aguinaldo Oliveira, que mora no Patrimônio e vai para São Pedro entre duas ou três vezes por semana, as palavras perigo e insegurança resumem as condições da estrada. “Simplesmente não dá para saber onde está. Por causa do nevoeiro, não é possível ver a margem da estrada e nem se você está na sua mão. Além de se perder no acostamento, se quem vem da outra direção também fica perdido; pode acontecer um acidente com facilidade”, declarou.
Prefeitura garante sinalização da vicinal
Nesta semana, o vereador Robinho Pedrosa (PSL) fez uma indicação ao Executivo pedido uma atenção especial à estrada. “Alguns munícipes me procuram pedindo apoio para manutenção, sinalização e pintura das faixas entre o trecho que liga São Pedro a Brotas. Além de dar mais segurança aos moradores, trata-se de um trecho usado por muitos turistas. Merece atenção”.
De acordo com o coordenador de Trânsito e Transportes, Rosivaldo Amaro da Silva, a Prefeitura já adquiriu uma grande quantidade de tachões (olho de gato) para iniciar a sinalização do trecho. “Ainda não temos data definida, mas vamos iniciar um processo de licitação para contratar uma empresa que fará a pintura. Estamos cientes do problema e em breve devemos resolver”, declarou o coordenador.