A Câmara de Vereadores de São Pedro aprovou em primeira votação, na noite de segunda-feira (12), a proposta (PL 54/17) que atualiza as regras para a realização de rodeio na estância. Todos os 13 parlamentares votaram a favor do texto, que deve voltar à pauta do plenário já na próxima sessão. É preciso que a proposta seja discutida e aprovada em dois turnos, para então seguir para sanção do prefeito Helinho Zanatta (PSD).
A discussão do projeto foi bastante tranquila, já que existe um consenso entre os próprios vereadores de que o rodeio movimenta a economia local e deve voltar à agenda de atrações do município.
O texto aprovado traz uma série de medidas que devem ser adotadas para garantir, principalmente, o bem-estar e a integridade física dos animais.
A realização de rodeio na cidade é tema polêmico e já provocou discussões e pontos de vista diferentes. Entre as medidas propostas pelo projeto está a apresentação de atestados de vacinação de bois e cavalos e certificados de inspeção sanitária e controle de doenças infecciosas nos animais.
Caso os rodeios voltem a ocorrer em São Pedro, o projeto também estabelece que um médico veterinário fique à disposição dos organizadores do evento. O transporte desses animais, vindos em sua maioria pelas companhias de rodeio, também será fiscalizado.
Sedém de lã
O novo projeto também detalha o uso de instrumentos e acessórios usados para a montaria em cavalos e bois. “Os apetrechos técnicos utilizados nas montarias, bem como as características do arreamento, não poderão causar injurias ou ferimentos aos animais e devem obedecer normas estabelecidas pela entidade representativa do rodeio, seguindo as regras internacionalmente aceitas”, diz trecho do documento.
Só será permitido, segundo o projeto, o uso do sedém de lã. As cintas e barrigueiras também deverão ser do mesmo material durante as provas de rodeio.
Já as esporas utilizadas pelos peões serão fornecidas pela entidade promotora do evento, com a supervisão de um veterinário e dos fiscais de brete para que não haja nenhum tipo de maus-tratos aos animais.
O último rodeio realizado em São Pedro data de 2014. Após a festa do peão realizada naquele ano, o Ministério Público impediu o evento alegando maus-tratos aos animais.