São Pedro gastou R$ 8,6 milhões com a saúde de janeiro a abril

0
Santa Casa de São Pedro também terá mais repasse;
Santa Casa de São Pedro também terá mais repasse;

De janeiro a abril deste ano, São Pedro investiu R$ 8,62 milhões de sua receita orçamentária na área da saúde. Os números, que representam 25,54% do arrecadado pelo município no período, foram apresentados em audiência pública na Câmara de Vereadores na última terça-feira (20).

Acompanhada pelos vereadores Du Sorocaba, Giuliano Antonelli, Branco, Robinho e Gilberto Vieira, a audiência apresentou também outros dados dos primeiros quatro meses do ano e foi realizada em conjunto com a reunião do Conselho Municipal de Saúde, presidido por Carlos Eduardo Quaresma.

A secretária de Saúde, Miriam de Souza Silva, e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Gislene Nicolau dos Santos, destacaram outros números da Pasta: 2.800 exames de média e alta complexidade realizados entre janeiro e abril e as 63.579 consultas realizadas em todas as unidades da rede municipal de saúde: UBSs São Dimas, Dorotéa, Alpes das Águas, Santo Antonio e Bela São Pedro; Centro de Saúde Bucal, UMIS, Caps, UPA  e Santa Casa.

Público e vereadores acompanham explicação da secretária de Saúde; (Foto: Priscila Alves)
Público e vereadores acompanham explicação da secretária de Saúde; (Foto: Priscila Alves)

A secretária de Saúde explicou aos vereadores que o município criou, em 2016, a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), com 142 itens.

O principal objetivo é oferecer ao profissional opções de receitar ao paciente medicamentos que estão disponíveis na rede do município. “Também elaboramos manuais com os medicamentos disponíveis e outras informações, tudo em busca da melhoria do atendimento”, afirmou a secretária.

Vagas para internação

Os vereadores também questionaram a secretária sobre a demora na obtenção de algumas vagas para internação. “Mantemos contato constante com o secretário de saúde de Piracicaba, Pedro Mello, que relatou algumas dificuldades para atender toda a demanda. Também temos dificuldades e estamos em busca constante de soluções.”

A secretária anunciou ainda que o Estado deve liberar em breve recursos para realização de cirurgias de catarata, o que vai garantir a retomada deste tipo de procedimento em São Pedro. “Devemos atender também pacientes de Charqueada, Santa Maria da Serra, Águas de São Pedro e Rio das Pedras”, informou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.