Com a proposta de estimular o cultivo de hortas familiares em Águas de São Pedro, nasceu o Plantando Sonhos. Vislumbrado por Marcelo Guimarães Alves, o projeto já está presente em escolas e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Jerubiaçaba.
Um documento contendo os objetivos, propostas e planos da iniciativa foi entregue para o prefeito Paulo Barboza e para as secretárias Rosa Elisabete Piacentini (Promoção Social e Thermal) e Scheila Fernandez (Educação e Cultura). A ideia é expandir ainda mais o projeto, ampliando as parcerias e o público.
O Plantando Sonhos visa estimular o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças, vegetais e plantas medicinais, além de contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis, resgatando junto à comunidade o hábito de produção de alimentos para o autoconsumo.
O idealizador e coordenador do projeto contou que a iniciativa começou com o convite da secretária Rosa Piacentini para que ele desse um curso no CRAS. “Ela é a nossa maior sonhadora, nos incentiva a desenvolver esse trabalho. Foi a partir de um convite dela que dei uma aula sobre hortas, e que hoje mantemos uma biohorta no local.”
A biohorta, que funciona em um sistema orgânico, já está se ampliando para outros tipos de cultivo. “Começamos o plantio em abril e agora estamos na segunda colheita. Também estamos promovendo uma horta vertical e outra hidropônica”, relatou Alves. Para o coordenador, o trabalho contribui principalmente para fortalecer a autoestima de quem cultiva.
“Eles fazem algo produtivo. Independentemente da idade, é uma maneira de conviver e se sentir útil”, afirmou. De acordo com a secretária, a prática tem sido bem aceita. “Estamos com cerca de 40 alunos, fazendo aulas nos três períodos: manhã, tarde e noite.”
Incentivo nas escolas
Já nas escolas municipais, desenvolvem o Plantando Sonhos a EMEI Vida e a escola de ensino fundamental Maria Luiza Fornasier Franzin. “Com os alunos do infantil fizemos uma horta vertical e no solo. Já com os estudantes do fundamental 2, é realizado o cultivo hidropônico e estamos implantando uma horta vertical”.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Scheila Fernandez, além do trabalho ser voluntário, é também muito querido pelos estudantes. “A reação das crianças tem sido de grande envolvimento.”
O objetivo do Plantando Sonhos é desenvolver, produzir e incentivar o plantio de hortas caseiras, de forma sustentável. “O que queremos, primeiramente, é desenvolver a vontade de produzir o alimento”, disse Marcelo.
O coordenador, afirmou ainda que para o segundo semestre, além da proposta de uma horta municipal, a ideia é intensificar o trabalho informativo nas escolas. “Não temos uma zona rural, portanto precisamos criar espaços. Queremos que a cidade se transforme, portanto, nada melhor do que começar pelas crianças”.
Para isso, ele pretende ampliar os cursos nas escolas e no Cras e conseguir parceiros para expandir o projeto. “Queremos que isso cresça e atinja um nível turístico. Que as pessoas de outras cidades venham para Águas de São Pedro conhecer como é possível cultivar em área urbana”. Para Rosa, esse trabalho irá contribuir para o ranqueamento da cidade no programa Município VerdeAzul. (Da assessoria)
Muito obrigada por acreditar e compartilhar nosso trabalho… #plantandosonhos #aguasdesaopedro #hortaorganica #hortahidroponica #voluntariosdecoraçao #eufaçohorta