Ocorrências por perturbação ao sossego público são mais comuns do que imaginamos. Seja por conta daquele vizinho barulhento que gosta de ouvir música alta, ou pela festa que acontece no muro ao lado. Para evitar transtornos, os cidadãos são-pedrenses agora podem contar com a Guarda Civil Municipal (GCM) para averiguar a situação.
Os guardas da estância receberam um curso de profissionalização para utilizarem o decibelímetro, aparelho que mede a intensidade do som nos ambientes.
Caso sejam acionados pelo 153, os guardas poderão auxiliar neste tipo de ocorrência e encaminhar para o setor competente se necessária a aplicação de multa ou medida mais severa.
Com a capacitação, a Guarda Civil Municipal também poderá atuar no controle de som de veículos em espaços públicos como já é feito pela Polícia Militar.
Para isso, a Prefeitura de São Pedro já conta com um profissional especializado. Laércio Zampieri é quem faz a conduta juntamente com o setor de fiscalização.
“Com a GCM habilitada, o trabalho em prol da população vai ser ainda melhor. Qualquer situação de incômodo, a pessoa poderá acionar a Guarda para averiguação”, contou.
Eventos precisam de autorização da prefeitura
É importante também dizer que qualquer evento aberto com som precisa de autorização da prefeitura. Em festas particulares nas casas, por exemplo, a averiguação será por conta de denúncia realizada por parte de quem se sentir lesado.
“A Guarda poderá orientar e posteriormente, se necessário, aplicar as ações legais”, disse Zampieri. Para acionar a Guarda Civil Municipal, bastar ligar no 153. (Com informações da assessoria de imprensa)