Por Daniella Oliveira
Com o objetivo de melhorar e facilitar o atendimento dos serviços oferecidos por meio do 190 pela Polícia Militar das cidades de São Pedro, Águas de São Pedro, Charqueada e Santa Maria da Serra, a partir da próxima terça-feira (22) todas as ligações serão atendidas por profissionais do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em Piracicaba.
Em nota, a PM explicou que a modernização do sistema irá melhorar o atendimento e despacho de viaturas. Desta forma, a corporação busca maior eficiência no atendimento 190, com menos chamadas perdidas, já que o serviço é essencial para atendimento à cidadãos em casos de urgência.
O atendimento é realizado por policiais que trabalham exclusivamente neste setor, com capacidade de orientar sobre os mais variados casos, como partos e engasgamento. “Atualmente o 190 é atendido em cada município e, devido ao sistema tecnológico utilizado, existem momentos em que são perdidos os telefonemas; além de que o policial que atende o 190 possui diversas outras atribuições como o próprio policiamento, atendimento de ocorrências, elaboração de BO, entre outros”.
Ainda segundo a PM, as viaturas usadas nas ocorrências continuarão a ser de cada município e também terão um sistema de comunicação mais moderno, passando do analógico para o digital criptografado, oferecendo mais clareza e segurança na comunicação entre as viaturas locais e o Copom.
PM orienta para ligações
O 190 deve ser usado por pessoas em situações de urgências policiais. Antes de ligar, é preciso manter a calma; ser claro e preciso nas informações; responder às perguntas do atendente de maneira clara e objetiva; ao se referir ao local da ocorrência, fornecer endereço completo com ponto de referência de fácil localização e visualização; repassar característica e peculiaridades das pessoas envolvidas, tanto vítima quanto criminosos, além de placa do carro envolvido na ocorrência. No caso de ocorrência criminal, se possível, identificar se os criminosos estão armados.
Somente em 2016, o Copom de Piracicaba atendeu mais de 500.000 telefonemas, sendo que 9% foram trotes de crianças, adolescentes e adultos xingando e falando palavrões. “Este telefone foi criado para servir a comunidade em situações de emergência. A Polícia Militar solicita aos pais, professores e comunidade em geral que conscientizem e divulguem a importância do 190”.