Cursar uma universidade e ingressar no mercado de trabalho em uma posição satisfatória ainda é o sonho da maioria dos jovens. Diante do alto preço das mensalidades das faculdades particulares e a demanda cada vez maior nas instituições públicas, a alternativa pode ser a graduação semipresencial oferecida em polos e programas do governo estadual.
Em São Pedro, os políticos já começam a se mexer para garantir um polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) na estância. O prefeito Helinho Zanatta (PSD) e a vereadora Joyce Benevides (PV) formalizaram o pedido e a expectativa é que a cidade seja contemplada em breve. A iniciativa também conta com o apoio do deputado estadual Chico Sardelli (PV).
Atualmente, a Univesp mantém 100 polos educacionais em 63 cidades do estado. São sete graduações oferecidas com os municípios-parceiros: engenharia de computação, engenharia de produção, licenciatura em biologia, física, matemática, química e pedagogia. Todos com duração de 4 ou 5 anos.
“São Pedro dispõe de toda a infraestrutura necessária para pleitear a parceria com o governo estadual. Já havíamos feito contato também com o vice-governador Márcio Franca, mas ainda há um processo de seleção das cidades e esperamos que São Pedro esteja inserida. É mais um passo que damos na tentativa de qualificar nossos jovens”, disse o prefeito Helinho Zanatta.
A vereadora Joyce Benevides também mostrou otimismo com relação à parceria. “Se tudo correr bem, a parceria será assinada em novembro e o primeiro vestibular poderá acontecer em janeiro do ano que vem”, disse.
Município fará contrapartida
Em contrapartida, o município interessado precisa disponibilizar uma sala de aula com 50 carteiras, computadores com acesso à internet e um professor para as aulas presenciais, que acontecem de 15 em 15 dias.
A maior parte do curso é realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma online na qual os alunos desenvolvem atividades acadêmicas como assistir videoaulas, acessar material didático, consultar bibliografias e tirar dúvidas do conteúdo com os tutores.