Exaltado, prefeito de Águas vai à audiência na Câmara e provoca tumulto

0
Vereadores e população se preparavam para ouvir a primeira-dama quando prefeito iniciou o tumulto;
Vereadores e população se preparavam para ouvir a primeira-dama quando prefeito iniciou o tumulto;

Águas de São Pedro viu o cenário político agitar mais uma vez. Os vereadores da estância se preparavam para ouvir a esposa e primeira-dama do município, Rosa Piacentini, quando o chefe do Executivo, Paulo Barboza (PSDB), apareceu na sede do Legislativo e provocou um verdadeiro tumulto com parlamentares e munícipes que compareceram à audiência pública.

O episódio aconteceu na noite desta quarta-feira (13) na Câmara e foi parar na polícia. Antes mesmo de sua esposa dar esclarecimentos à população sobre as ações do Fundo Social e do SPA Thermal, o prefeito levantou de sua cadeira no Plenário e começou a discutir com o presidente da Câmara, Nelinho Noronha (PT), e com a esposa dele, Gabriela Noronha.

Assista ao vídeo:

No vídeo que circula em grupos de whatsapp e nas redes sociais, é possível ver o prefeito sair de seu assento e ir em direção à esposa do presidente da Câmara. Também é possível ouvir Barboza xingar a esposa do presidente da Câmara de ‘p…’ e caminhar em direção aos vereadores. Contido por assessores e pelos Guardas Municipais, Paulo Barboza deixa o Legislativo em seguida sendo hostilizado por pessoas que estavam no local.

O presidente da Câmara disse que precisou acionar a Guarda devido ao temperamento exaltado do prefeito e da iminência de uma agressão física. “Me pegou de surpresa. Não tínhamos nem começado a audiência. Só deixa a imagem de uma pessoa sem preparo administrativo e sem controle emocional. Nada justifica a atitude dele”, disse Noronha.

Plenário acompanha audiência que ficou marcada por confusão;
Plenário acompanha audiência que ficou marcada por confusão;

O parlamentar informou também que a sua esposa e outras mulheres que se sentiram ofendidas pelo ocorrido iriam procurar a Delegacia da Mulher de Piracicaba para registrar um boletim de ocorrência.

Rosa Piacentini, esposa do prefeito, havia sido convocada para prestar esclarecimentos aos vereadores e à população sobre ações e iniciativas do Fundo Social e do SPA Thermal. Nos bastidores, há boatos de que o prefeito não gostou nem um pouco da ideia de a primeira-dama ir até o Legislativo.

No mesmo dia da audiência, ela formalizou um pedido ao presidente da Câmara para levar ao menos cinco assessores para ajudá-la nos esclarecimentos levantados pelos vereadores e população.

Câmara pode investigar conduta do prefeito

Presidente da Câmara disse que conduta do prefeito 'não condiz' com o cargo;
Presidente da Câmara disse que conduta do prefeito ‘não condiz’ com o cargo;

Nelinho Noronha afirmou que pretende avaliar, no Legislativo, a conduta do prefeito Paulo Barboza. Existe a possibilidade de a Câmara montar uma comissão para tratar do assunto.

“Vou conversar com os vereadores, pois trata-se de uma conduta nada condizente com o cargo que ele ocupa. Ele deveria pedir afastamento e rever suas ações, pois esse descontrole emocional e administrativo não pode acontecer.”

Noronha ressaltou ainda que um processo por danos morais pode ser aberto por ele e pela esposa dele por conta dos xingamentos proferidos pelo prefeito de Águas de São Pedro. “Ele pensa que manda na cidade inteira. Precisa aprender a respeitar as pessoas e os poderes que constituem um município.”

Outra parte

O FATO POLÍTICO tentou contato com o prefeito de Águas, Paulo Barboza, mas não obteve retorno das ligações até a publicação desta matéria. Também fizemos contato com o vice-prefeito, Celso Marques, que também não conseguiu localizar o chefe do Executivo aguapedrense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.