Águas: filmagens internas da Câmara de Vereadores somem

2
Legislativo possui quatro câmeras, duas para captação de imagens do plenário e outras duas no setor administrativo;
Legislativo possui quatro câmeras, duas para captação de imagens do plenário e outras duas no setor administrativo;

Um episódio no mínimo curioso tem intrigado vereadores e munícipes de Águas de São Pedro. Todas as imagens feitas pelas quatro câmeras que estão instaladas nas dependências internas do Legislativo sumiram. O caso foi parar, mais uma vez, na polícia.

O fato foi confirmado pelo presidente da Câmara, Nelinho Noronha (PT), que registrou um boletim de ocorrência (B.O. 1626/17) na vizinha São Pedro. Ele alegou que não sabe como as imagens foram apagadas, já que tudo o que é filmado fica armazenado em uma espécie de HD externo, e não em um computador.

A ‘invasão’ aos registros da Câmara ocorreu entre 11h de sexta-feira (15) e 3h da manhã do sábado (16), dois dias depois do episódio em que o prefeito da estância, Paulo Barboza (PSDB), tumultuou uma audiência pública no local e proferiu xingamentos ao presidente da Câmara e sua esposa.

“De sábado para trás não existe mais nenhuma imagem. Foi tudo apagado. Não sabemos como isso aconteceu, pois os técnicos que chamamos identificaram invasões ao sistema de imagens durante a madrugada”, disse o presidente.

Das quatro câmeras instaladas no Legislativo, duas são usadas para captação de imagens do plenário e outras duas ficam na parte administrativa do prédio.

Nelinho Noronha disse que o sumiço das imagens ainda é um enigma e que gera muita suspeita. “A quem interessa o sumiço destas imagens? Há alguém que teme que essas imagens sejam usadas para algum fim? Eu que não sou”, disse o parlamentar.

Presidente da Câmara registrou boletim de ocorrência na vizinha São Pedro: "A quem interessa este sumiço?"
Presidente da Câmara registrou boletim de ocorrência na vizinha São Pedro: “A quem interessa este sumiço?”

Tumulto em audiência ficou guardado em pen-drive

O presidente do Legislativo disse, no entanto, que os episódios recentes da Câmara já haviam sido passados para outro dispositivo. Um dos materiais salvos num pen-drive contém as imagens do dia em que o prefeito causou um tumulto no Legislativo e precisou ser retirado do local por guardas municipais. A audiência servia para ouvir a esposa do prefeito, Rosa Piacentini, sobre as ações do Fundo Social e do SPA Thermal.

“As imagens da audiência com a primeira-dama estão intactas. Tudo porque resolvi fazer uma cópia em um pen-drive um dia antes. Agora estamos com os técnicos avaliando o nosso DVR para tentar recuperar todo o material apagado.”

O HD externo que continha as imagens também deverá ser periciado pela Polícia Civil de São Pedro. “Vamos aguardar o laudo, mas existe a possibilidade de eles recuperarem”, completou Noronha.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa a matéria. Fico feliz em poder acompanhar os acontecimentos com a seriedade e veracidade dada aos fatos ocorridos neste pequeno município. Parabéns Renan!

  2. Indescritível os fatos que ocorrem em Águas de São Pedro! Nunca vi tanto amadorismo numa administração pública!! Sabotagem nos videos é descabido demais!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.