Vagas em creche aumentam 73% em São Pedro

0
Crianças têm acompanhamento de nutricionista e atividades durante todo o dia;
Crianças têm acompanhamento de nutricionista e atividades durante todo o dia;

Com o tempo cada vez mais escasso diante da necessidade de trabalhar, mães encontram nas creches uma forma de aliar renda e cuidado com os filhos. Em São Pedro, a construção de novas creches e a oferta de vagas tem suprido esta demanda. Reflexo disso é o trabalho realizado por uma central de vagas que praticamente zerou a fila de espera.

Em 2012, o município ofertava 460 vagas em creches. Este ano, a Secretaria de Educação informou que já são 797 crianças matriculadas em toda a rede de ensino de São Pedro – aumento de 73,2%.

O núcleo de atendimento foi criado para agilizar o processo e absorver crianças da educação infantil, especialmente com idade entre quatro meses e três anos e 11 meses. A central funciona na Secretaria de Educação e recebe mães que têm intenção de matricular os filhos. Elas são orientadas sobre os procedimentos necessários e quando há vaga disponível – característica observada na maioria dos casos, a matrícula é feita pouco tempo depois.

Foi o que aconteceu com Mayara Lorenzo de Souza, de 22 anos, mãe de Alice, de sete meses. “Fui chamada para um trabalho e procurei a creche em busca de uma vaga para minha filha”, relata. Mayara achou que teria dificuldade, especialmente pela época do ano. “A diretora me orientou, fui à Secretaria de Educação e de uma maneira simples e rápida consegui a vaga”, conta.

Mayara conseguiu vaga em tempo recorde para Alice;
Mayara conseguiu vaga em tempo recorde para Alice; (Foto: Pedro Gil)

Alice foi matriculada na Escola Municipal Leny Bomtorin, construída com recursos próprios do município, no bairro Bela São Pedro. Atualmente a unidade conta com 183 crianças matriculadas.

“Somos uma creche-escola que atende crianças de quatro meses a quatro anos e 11 meses das 7h às 17h. Em um período do dia, as crianças desenvolvem atividades pedagógicas e na outra parte do dia ações voltadas ao desenvolvimento realizada pelas monitoras, além da hora do sono e do banho”, conta a diretora da unidade, Karina Leme Gonçalves.

Profissionais também passam por qualificação

Creche-escola do Bela São Pedro atende 183 crianças; (Foto: Pedro Gil)
Creche-escola do Bela São Pedro atende 183 crianças; (Foto: Pedro Gil)

A ampliação das vagas teve como principal objetivo atender a demanda de uma área que antes apresentava significativo déficit de vagas. “Não investimentos apenas na construção de creches e escolas, mas também na qualificação dos profissionais que ali trabalham. Entendemos que todo pai e mãe têm o direito de deixarem seus filhos nas creches enquanto buscam o sustento para seus lares. É nosso dever oferecer este apoio”, disse o prefeito Helinho Zanatta (PSD).

Durante o período que passam na escola, as crianças recebem café da manhã, colação – um lanche leve no período da manhã – almoço, lanche da tarde, jantar e um pãozinho na saída. Os cardápios são elaborados pela Cozinha Piloto e, caso haja necessidade, por conta de alguma restrição alimentar da criança, são realizadas adaptações.

A escola Prefeito João Baltieri, construída no bairro Recanto das Águas com recursos do estado, também teve contribuição significativa para o aumento do número de vagas ofertado em creches: hoje estão matriculadas 105 crianças no local. Houve ainda ampliações nas unidades, como a realizada na Emeb Antonio Silva Benevides, que ganhou seis salas de aula e 120 vagas. (Com informações da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.