São Pedro integra a lista de cidades que serão contempladas com um polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A própria entidade já disponibiliza em seu site um chamamento público para a abertura das unidades.
O próximo passo é uma visita técnica de representantes da faculdade e do próprio governo estadual para acertar detalhes da instalação física. Há alguns meses, políticos da cidade já vinham articulando para que a estância estivesse entre os municípios selecionados.
“Vencemos esta etapa. São Pedro está entre as pré-selecionadas e agora vamos dar todo o respaldo necessário para receber este polo. É um ganho para a área da educação, para os estudantes da nossa cidade”, afirmou o prefeito Helinho Zanatta (PSD).
O chefe do Executivo esteve recentemente reunido com o deputado estadual Chico Sardelli (PV) acompanhado da vereadora Joyce Benevides (PV) para reforçar o pedido pela universidade. Zanatta também recebeu o apoio do deputado federal Luiz Lauro Filho (PSB) e do vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, que também é responsável pela pasta estadual de Ciência e Tecnologia e está vinculada diretamente ao programa.
Atualmente, a Univesp mantém 100 polos educacionais em 63 cidades do estado. São sete graduações oferecidas com os municípios-parceiros: engenharia de computação, engenharia de produção, licenciatura em biologia, física, matemática, química e pedagogia. Todos com duração de 4 ou 5 anos.
Prefeitura fará contrapartida
Em contrapartida, o município interessado precisa disponibilizar uma sala de aula com 50 carteiras, computadores com acesso à internet e um professor para as aulas presenciais, que acontecem de 15 em 15 dias.
A maior parte do curso é realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma online na qual os alunos desenvolvem atividades acadêmicas como assistir videoaulas, acessar material didático, consultar bibliografias e tirar dúvidas do conteúdo com os tutores.
Para mais informações, acesse www.univesp.br.