No dia 9 de novembro, São Pedro completou 38 anos como Estância Turística. A cidade que se destaca por suas belezas naturais, diversos atrativos turísticos, ampla rede hoteleira e boa gastronomia, comemora o título concedido por deferência do governo do Estado de São Paulo como reconhecimento às atividades ligadas à indústria do turismo, principal força motriz da economia local, responsável por movimentar e fomentar o setor de serviços.
Localizada em uma região privilegiada, a cidade faz parte da Serra do Itaqueri, e conta com diversos atrativos culturais, religiosos, de lazer e recreação, esportes de aventura, ecoturismo e turismo de negócios e eventos.
O título de Estância Turística garante aproximadamente R$ 2,5 milhões ao ano em recursos destinados especificamente para investimentos em infraestrutura turística, verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), do governo estadual.
No momento estão em execução obras no Parque do Voo Livre e o Centro de Eventos, que já teve a segunda parte liberada para continuação do projeto. A revitalização da Praça do Portal de Entrada é outro local beneficiado com este tipo de recurso – após apresentação, análise e aprovação de projeto – que aguarda a assinatura de convênio.
Todas estas obras são avaliadas e aprovadas pelo ComTur (Conselho Municipal de Turismo), que foi reativado também no ano de 2015, com uma proposta de ser um parceiro da prefeitura na tomada de decisões que envolvem a atividade.
Investimentos em atrativos são uma das prioridades da administração, mas também se refletem no turismo os grandes investimentos que vêm sendo feitos nas áreas de saúde, mobilidade urbana, infraestrutura e abastecimento de água.
Alguns expoentes estão ligados diretamente a uma cadeia comercial e de prestação de serviços. São Pedro conta hoje com 34 empreendimentos hoteleiros, com 2.700 leitos, atrás apenas de São Paulo e São José dos Campos. São sete atrativos naturais, seis de aventura e oito culturais.
No Portal Principal da cidade foi reativado o Posto de Informações Turísticas em dezembro de 2015, após uma grande reforma. São aproximadamente 270 pessoas por mês, aumentando significativamente na alta temporada, chegando a 3.500 ao ano que passam no local em busca de informações.
São Pedro também registra grande movimento dos veranistas, que tem, junto aos turistas, grande peso na participação do fluxo de pessoas, chegando a dobrar a população local em fins de semana e feriados, além do período de férias, gerando movimento econômico importante nos estabelecimentos comerciais, supermercados, farmácias, restaurantes e no setor da construção civil.
Responsável por fomentar o setor de serviços, o turismo movimenta grande parte da economia. Representando quase dois terços do valor agregado à economia local, os setores de comércio e serviços oferecem um rendimento médio dos trabalhadores de R$ 1.850, um diferencial sobre muitas cidades. (Da assessoria)