Por Daniella Oliveira
Cansada de reclamar e buscar soluções com a própria diretoria da empresa, a moradora de Águas de São Pedro, Jaqueline Barboza Fernandes, procurou o FATO POLÍTICO para relatar diversos problemas enfrentados diariamente com a Viação Piracema, responsável pelo transporte intermunicipal entre São Pedro e Águas de São Pedro ao município de Piracicaba.
Desde o dia 16 de fevereiro deste ano, ela tem trocado e-mails com o responsável pela empresa, Leandro Degaspari, relatando a insatisfação com o transporte. “A falta de respeito é tão grande que não consigo nem falar por telefone. A empresa não me atende. Então comecei a enviar e-mails, com cópia para Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), para tentar ser ouvida.”
Segundo Jaqueline, há mais de um ano a Piracema retira linhas sem avisar aos passageiros. “Ficamos no ponto mais de uma hora para poder voltar para casa. Como não temos alternativa, ainda viajamos em ônibus sucateados, que até gotejam em cima dos passageiros em dias de chuva”, declarou, ao ressaltar que a falta do transporte, na maioria das vezes, acontece a partir das 18 horas.
A usuária questionou o fato de a Artesp permitir que ônibus sucateados circulem normalmente pela rodovia. “Por diversas vezes, ficamos na estrada quando o ônibus quebra. Temos que aguardar o próximo ônibus e, quando este está lotado, ele passa reto e nos deixa no ponto”.
Empresa cita ‘crise econômica’
A agência informou que a Viação Piracema foi instada a prestar esclarecimentos e, em resposta, explicou que segue todas as normas internas e externas da Artesp. Sobre os horários retirados, o departamento respondeu que “foi um pequeno equívoco na base de operação da cadeia de suprimentos dos horários ofertados”.
De acordo com Leandro Degaspari, e empresa trabalha arduamente para enfrentar esse tempo de crise econômica. Por conta da baixa demanda de passageiros, a Piracema tem trabalhado no vermelho, apesar de não paralisar os serviços.
“Estamos realizando alguns cortes experimentais, apenas nos horários do meio da manhã e da tarde, onde os dias de maior movimentação no mês, como pagamentos, vales e véspera dos feriados, sempre contamos com uma operação mais reforçada e acima de tudo mais especifica”, explicou, ao ressaltar que a empresa nunca deixou de ouvir e responder a usuária Jaqueline.
Um verdadeiro absurdo o que a viaçao Piracema faz com os usuarios! Onibus sucateados, horarios mal organizados e falta de planejamento! Esta em crise e deixa passageiros nos pontos? Contraditório, não é? Deveriam fazer pesquisa com os usuários p ver o porque de muitos deixarem de usar seus serviços. Muita falta de interesse em ouvir o usuario que PAGA pelo serviço!