Serão três os cursos oferecidos no polo São Pedro da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): pedagogia, engenharia da computação e tecnólogo em gestão pública. O anúncio foi feito nesta quinta (16) pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD) na inauguração da quadra poliesportiva Accacio Nouer Júnior, na EMEB Joaquim Norberto de Toledo, a 12ª quadra de unidade escolar a receber cobertura.
A Univesp é uma universidade pública criada em 2012 voltada exclusivamente para a educação à distância e vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Uma equipe técnica da Univesp ainda fará visitas ao município e definir detalhes da instalação física.
Na solenidade, acompanhada também pelo vice-prefeito Thiago Silva e pelos vereadores Du Sorocaba, Branco, Gilberto Vieira, Robinho, Giuliano Antonelli e Luiz Melado, autor da propositura que deu nome à quadra, o prefeito destacou o crescimento do número de alunos matriculados na rede municipal de ensino que hoje se aproxima a 6 mil.
“A rede de ensino cresceu muito nos últimos anos e temos nos esforçado para acompanhar essa evolução. Nossos alunos merecem uma educação continuada e este é um dos propósitos maiores da administração. A Univesp vai possibilitar a formação de milhares de estudantes e contribui para o mercado de trabalho local e regional”, disse Zanatta.
O chefe do Executivo destacou ainda outras inaugurações que acontecerão em breve como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), marcada para 23 de novembro, o Centro Especial de Reabilitação (CER), que funcionará em área anexa à UMIS, a ampliação da maternidade e do Centro Cirúrgico da Santa Casa, a escola municipal João Baltieri já em funcionamento no Recanto das Águas, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Samambaia que vai tratar 100% do esgoto de São Pedro. A cidade também ganhará duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS): no Nova São Pedro 2 e Jardim Primavera.
Atualmente, a Univesp mantém 100 polos educacionais em 63 cidades do estado. São sete graduações oferecidas com os municípios-parceiros: engenharia de computação, engenharia de produção, licenciatura em biologia, física, matemática, química e pedagogia. Todos com duração de 4 ou 5 anos.
Prefeitura fará contrapartida
Em contrapartida, o município interessado precisa disponibilizar uma sala de aula com 50 carteiras, computadores com acesso à internet e um professor para as aulas presenciais, que acontecem de 15 em 15 dias.
A maior parte do curso é realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma online na qual os alunos desenvolvem atividades acadêmicas como assistir videoaulas, acessar material didático, consultar bibliografias e tirar dúvidas do conteúdo com os tutores.
Quadra homenageia ‘Zeca Turco’
O vice-prefeito Thiago Silva lembrou que toda a comunidade ganha com a inauguração da quadra, obra realizada com recursos municipais. O vereador Du Sorocaba, que falou em nome da Câmara, lembrou que a inauguração atende a reivindicação de vários pais de alunos que estudam na Joaquim Norberto.
O espaço inaugurado, com a presença dos filhos Antonio Hélio, Maria Amine e Maria Jamile, netos e bisnetos de Accacio Nouer Júnior, o Zeca Turco, vai permitir não apenas a prática de atividades físicas, mas também o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas utilizando o lúdico e o lazer como forma de incremento das aulas.
Na construção e cobertura da quadra poliesportiva foram investidos aproximadamente R$ 250 mil, beneficiando de maneira direta os mais de 300 alunos da EMEB Professor Joaquim Norberto de Toledo. (Com informações da assessoria)