A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assume a gestão do Hospital Regional (HR) de Piracicaba. A assinatura do convênio entre instituição de ensino e Governo do Estado aconteceu nesta sexta-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, e conta com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A unidade de saúde regional deve começar a funcionar em março de 2018.
A unidade começou a ser construída em 2010 e deveria ter sido entregue em 2012. O trabalho foi finalizado e simbolicamente entregue pelo então prefeito Gabriel Ferrato (PSB) em junho de 2016. Na ocasião, a Secretaria de Saúde do Estado não aceitou a obra como finalizada e apontou as adequações necessárias no ar condicionado do local.
Impasse resolvido em agosto deste ano, quando após vistoria do Estado, que é responsável pelo funcionamento da unidade, foi liberada a instalação dos móveis e equipamentos.
O prédio do Hospital Público Regional está localizado na Rua Antonio Elias, bairro Santa Rita, em terreno de 80 mil metros quadrados, com 19 mil metros quadrados construídos. Possui Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 126 leitos, além de capacidade para duas mil cirurgias/mês, sendo outras 700 eletivas no Hospital Dia anexo. (Fonte: PiraDigital)
Cidades da região marcam presença
A unidade deve atender 11 cidades da região. Com o convênio com a Unicamp, o HE será vinculado ao Núcleo Central de Acompanhamento e Gestão dos Convênios SES/UNICAMP, (NACSES), que é vinculado à reitoria e já administra os convênios com o Hospital Estadual Sumaré (HES), além dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs).
Na assinatura do convênio, políticos da região marcaram presença. Estiveram no ato o prefeito de São Pedro Helinho Zanatta e os vereadores Gilberto Vieira, Índio, Branco, Robinho Pedrosa, Luiz Melado, Joyce Benevides e Adriano Vitor. Também esteve presente o vereador de Piracicaba, Paulo Campos.
Já Águas de São Pedro, outra cidade beneficiada quando o HE estiver em pleno funcionamento, foi representada pelo prefeito Paulo Barboza, o secretário de Saúde João Victor e o vereador Anderson Cardoso.
Funcionamento em fases
A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin; o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri; o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; o deputado estadual Roberto Morais; o secretário de Saúde, Pedro Mello; prefeitos e vereadores da microrregião de Piracicaba.
O Hospital Regional deve entrar em operação, de maneira gradativa, a partir do mês de março de 2018. O investimento do Estado no Hospital Regional é de R$ 35,8 milhões, considerando obras e a compra de mobiliário e equipamentos, que já está em fase de execução.
O funcionamento do HR acontecerá em fases, começando com os exames de pacientes externos e os internados — como tomografia, ecocardiograma, endoscopia, ressonâncias, exames laboratoriais, etc — pelo Hospital Dia. Depois passará a atender nas áreas clínica médica geral, ortopedia, oftalmo e otorrino, mesmas áreas onde serão realizadas as primeiras cirurgias. Para isso, estima-se a contratação de até 300 funcionários. Estão previstos recursos anuais de R$ 40 milhões.
Inicialmente, serão 60 leitos no HR: 30 cirúrgicos, 20 clínicos, 10 para UTI Adulto, 4 salas cirúrgicas, além de atendimentos ambulatoriais. Quando estiver funcionando a todo vapor, o HR terá 138 leitos: 84 destinados à internação, 20 à UTI Adulto; 27 para cuidados mínimos, sete para o Hospital Dia; dez salas cirúrgicas, além de diagnóstico por imagem.