Câmara de Águas rejeita proposta que tornaria pública lista de espera na saúde

0
Pronto-atendimento de Águas pode passar por reforma em 2018;
Pronto-atendimento de Águas pode passar por reforma em 2018;

A Câmara de Águas de São Pedro rejeitou uma proposta (PL 38/17) da vereadora Edilene Alarcon (DEM) que previa tornar pública a lista de espera de pacientes na saúde. O objetivo, segundo a parlamentar, era dar mais transparência ao processo e uma referência para aqueles que aguardam por atendimento ou consulta no setor público.

“Fico triste e indignada. Os munícipes é que perdem com isso. Transparência é tudo, mas não estão visando a saúde, e sim os próprios interesses”, disse a vereadora ao FATO POLÍTICO. O projeto foi rejeitado por cinco votos a três.

Votaram contra a proposta: Anderson Cardoso Teixeira (PR), Maria de Fátima Scaranelo (PSDB), Rubens Aparecido Antunes (PSDB), Valter Ferreira (PPS) e Vanderlei Zampieri (PRB). A favor do projeto votaram os parlamentares: Marcelo Pato (PSD), Célio do Nascimento (PSD) e Edilene Alarcon.

Pelo texto do projeto, o paciente poderia ser identificado pelo Cartão Nacional de Saúde (CNS), não necessitando constar o nome em qualquer lista pública. Isso, segundo a vereadora, manteria a privacidade dos usuários do sistema público de saúde.

A medida, se tivesse sido aprovada, valeria para paciente que estão em lista de espera para intervenção cirúrgica, consultas com especialistas ou exames simples. As listas públicas deveriam ser disponibilizadas nas unidades de saúde e até mesmo no site da prefeitura.

Lista de como votou cada vereador de Águas de São Pedro;
Lista de como votou cada vereador de Águas de São Pedro;

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.