O transporte escolar é um fator importante entre os vários detalhes que formam a rede municipal de ensino. Em São Pedro, há 5.695 alunos matriculados nas 19 unidades escolares e parte deles – aqueles que moram fora do perímetro urbano – são transportados. Há também o transporte oferecido a estudantes de cursos universitários ou técnicos de Piracicaba ou Limeira.
Como a extensão territorial do município é bem ampla (são 609 km quadrados) os veículos andam grandes distâncias para levar de casa para a escola e vice-versa os 1.271 alunos que usam o transporte escolar municipal. São percorridos 7.265 km por dia.
Os alunos transportados, todos com residência fora do perímetro urbano, têm perfis diferentes: alunos da Educação Especial, das escolas municipais, da educação infantil, ensino fundamental 1 e 2, do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 112 alunos do Centro Paula Souza, a Etec, mantida pelo governo estadual.
Para atender todas estas demandas são realizados, pelo transporte terceirizado e frota própria, 83 itinerários nos períodos da manhã, tarde e noite. São utilizadas 17 kombis, 10 vans, 6 micro-ônibus e 9 ônibus.
O montante de quilômetros rodados não contabiliza a distância percorrida no transporte dos estudantes de cursos técnicos e universitários para Piracicaba e Limeira, antiga reivindicação que foi implantada pela administração Helinho Zanatta em 2014. Nesta modalidade são transportados 363 estudantes, em sete ônibus adquiridos pela prefeitura.
Ajuda essencial
Rosa Cardoso da Silva, de 21 anos, é estudante do 4º semestre de jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). O transporte oferecido pela prefeitura ajudou a realizar o sonho de cursar a universidade. “Se eu precisasse pagar aluguel, a van e mais a faculdade não conseguiria”, conta. Para ela esta é uma “conquista importante” e foi um “fator decisivo” para iniciar o ensino superior.
Moradoras da Zona Rural de São Pedro, na região da Fazenda Rosário, as mães de aluno Telma Machado, Edilaine Rodrigues e Caroline André, contam que o transporte é essencial para que os filhos de idades diferentes frequentem a escola. “Sem este transporte não teria como”, conta Telma. As mães também são unânimes em elogiar o bom trabalho realizado pelo motorista. Elas relatam que o contato gera uma relação de confiança entre pais, o profissional e os estudantes.
Os estudantes universitários de cursos técnicos pagam uma taxa de transporte que equivale a aproximadamente um terço do valor cobrado por empresas particulares. Para o transporte de alunos da rede municipal, não há nenhum tipo de cobrança. Todo o custo é mantido pelo município, que complementa verbas estaduais e federais. (Da assessoria)