O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve inflar os cofres da Prefeitura de Águas de São Pedro para o ano que vem. A Secretaria de Finanças do município informou que deve receber com o tributo cerca de R$ 3,5 milhões. Os carnês começam a chegar aos contribuintes já nos primeiros meses de 2018 e quem pagar a parcela única terá desconto de 2,71% sobre o valor total.
O valor arrecadado com o IPTU é pouco mais de 10% do que a estância deve gastar em todo o ano de 2018, a título de comparação. Os vereadores votam nesta segunda-feira (11) o Projeto de Lei 39/17 que estima a receita do ano que vem em R$ 32,6 milhões. Também está pautada para esta segunda a proposta que concede o desconto de 2,71% sobre a parcela única do IPTU aos moradores, ou seja, para quem quer pagar à vista.
Na justificativa do projeto, o prefeito Paulo Barboza (PSDB) diz que a proposta estimula o pagamento à vista e ajuda a diminuir a inadimplência, além de possibilitar que o município “honre seus compromissos financeiros”.
O texto também traz um impacto orçamentário diante do percentual de moradores que aderirem ao desconto, conforme mostra a tabela abaixo.