Vai acabar a espera na saúde? Vereadores pedem mudanças na Central de Vagas de Piracicaba

0
Du Sorocaba, Hamilton Bonilha e Joyce Benevides; (Foto: Divulgação)
Du Sorocaba, Hamilton Bonilha e Joyce Benevides; (Foto: Divulgação)

Os vereadores de São Pedro, Du Sorocaba (PSB) e Joyce Benevides (PV), participaram de reunião nesta quarta-feira (13) com integrantes da Frente Regional da Saúde, na Câmara de Piracicaba. O colegiado vai discutir com cidades da região as demandas em comum do setor da saúde.

A Frente Regional da Saúde conta com a participação de 11 municípios da região e a direção dos trabalhos ficou por conta dos vereadores de Piracicaba. O encontro desta quarta também ficou marcado pela apresentação formal do novo dirigente do Departamento Regional de Saúde (DRS-X), Hamilton Bonilha de Moraes.

Tanto Du Sorocaba quanto a vereadora Joyce Benevides questionaram o modelo atual de distribuição de vagas da Central, que é coordenada pelo SAMU de Piracicaba. De acordo com os parlamentares, muitos pacientes que necessitam de atendimento emergencial passam horas e até mesmo dias na fila de espera.

“Enfrentamos problemas sérios decorrente da espera por uma vaga na central, principalmente nos casos de média e alta complexidade quando São Pedro não pode atender. Queremos dar este respaldo para os nossos munícipes, pois é um absurdo o paciente debilitado ter que aguardar tanto”, comentou Du Sorocaba.

Joyce também criticou a demora pelo atendimento e lembrou que o último pacto entre as cidades foi estabelecido entre 2007 e 2008. A parlamentar citou que muitos casos são tratados com baixa atenção, e cobrou mais celeridade no processo.

Em resposta aos vereadores, Hamilton Bonilha confirmou uma reunião na primeira quinzena de janeiro com o secretário de Saúde de Piracicaba, Pedro Mello. No encontro, os integrantes da frente regional discutirão novas metas e ações que possam contemplar satisfatoriamente todos os municípios e seus pacientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.