Em tempos de crise financeira e diante de um cenário político em constante mudança, a atitude mais óbvia é agir com cautela no mercado de trabalho, certo? Nem todo mundo pensa assim. Para muitos, essa é a hora de abrir o próprio negócio ou mergulhar de cabeça em uma posição de trabalho desejada, principalmente se você perdeu o emprego.
Em São Pedro, muitos optaram por abrir a sua própria empresa no ano de 2017. Dados do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/) revelam que o município somou 2.315 micro e pequenas empresas (optantes do Simples Nacional) em 2017. No ano anterior, os postos de trabalho desta natureza somavam 1.977 – saldo positivo de 338 novas pequenas empresas em atividade.
Somente a título de comparação, o número de micro e pequenas empresas abertas em 2017 é 17% maior com relação ao ano de 2016. Recém-empossado presidente da Associação Comercial e Industrial de São Pedro (Acisp), Ernesto Braganholo acredita que o comércio local está reagindo positivamente diante da crise.
“É uma notícia que nos deixa extremamente satisfeitos. Demonstra que teremos menos desemprego e que nossa cidade está no caminho certo. Acreditamos que este ano de 2018 será ainda mais próspero, e estaremos à disposição para auxiliar essas novas empresas com parcerias e projetos”, disse.
O prefeito Helinho Zanatta (PSD) afirmou que o Executivo trabalha para dar base aos trabalhadores e empresas que chegam para somar no mercado.
“Por isso nossa preocupação em oferecer infraestrutura e uma cidade cada vez mais desenvolvida. Seja a empresa de pequeno ou médio porte, é o sinal de que os empreendedores estão buscando novos horizontes e enxergam no município um mercado promissor. Seguiremos dando todo o respaldo necessário para as mais variadas classes e frentes de trabalho.”
Do total de empresas optantes pelo Simples Nacional e com registro na cidade de São Pedro, 47% declararam ter estabelecimento fixo. Já os serviços classificados como “porta a porta”, postos móveis ou ambulantes somam 29,8%, enquanto os trabalhos com base na internet totalizam 7,62% das empresas situadas na estância.
NOTA DA REDAÇÃO: O Portal do Empreendedor não informa, no mesmo índice estatístico, quantas empresas fecharam no mesmo período. Lembrando que este número só vale para as empresas optantes pelo Simples Nacional, isentando as convencionais.