O vestibular para o polo da Univesp (Universidade Virtual de São Paulo) em São Pedro recebeu 462 inscrições para os três cursos que serão oferecidos este ano, com 50 vagas cada: engenharia de computação (112 inscritos), pedagogia (223 inscritos) e tecnólogo em gestão pública (127). As provas serão realizadas no dia 21 de janeiro.
O exame terá duração de quatro horas, com abertura dos portões às 13h e início da prova às 14h. Após o fechamento dos portões não será permitida a entrada de nenhum candidato. Por esse motivo, o candidato deverá chegar com antecedência de uma hora, para localizar sua sala e sua carteira, evitando possíveis imprevistos.
O candidato deverá consultar o local e a sala de realização das provas no site da Vunesp (www.vunesp. com.br/uvsp1703) na área do candidato, no link “local de prova“, a partir do dia 12, após as 14h. Informações também podem ser obtidas pela Central de Teleatendimento – Disque Vunesp (11) 3874-6300, em dias úteis, das 8h às 20h.
Para realizar o exame, o candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto e borracha e apresentar o original de um dos seguintes documentos de identidade: documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas e pela Polícia Militar; cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade; carteira nacional de habilitação (CNH); documento expedido por ordens ou conselhos profissionais que, por lei federal, tenham validade como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte.
A prova será composta por uma redação e 60 questões de múltipla escolha de língua portuguesa e literatura brasileira; língua inglesa, história, geografia, biologia, química, física e matemática.
O gabarito oficial da prova será divulgado a partir das 10h do dia 22 de janeiro, no site www.vunesp.com.br/uvsp1703, mesmo endereço em que será divulgada a primeira lista de convocados para matrícula, no dia 14 de fevereiro, após as 14h. A matrícula presencial será realizada exclusivamente nos dias 15, 16 e 19 de fevereiro.
Os cursos da Univesp são oferecidos na modalidade a distância, o que permite flexibilidade de horário para cursar as disciplinas, mas não pode ser confundida com menor exigência. Para acompanhar um curso a distância são necessárias competências especiais que muitos estudantes precisam desenvolver, como autodisciplina, já que é o próprio aluno que estabelece a maior parte de seus horários de estudo; é necessário também ter autonomia pois na maior parte do tempo, o aluno realiza autoestudos; é necessário ser organizado pois é preciso planejar a semana para que o tempo dedicado aos estudos seja compatível com as solicitações do curso.
A oferta dos cursos da Univesp segue um projeto pedagógico com a matriz curricular organizada em semestres para a matrícula do aluno. As disciplinas são desenvolvidas por professores especializados vinculados às universidades públicas ou a outras universidades renomadas do estado como Unicamp, USP e Unesp.
Aulas à distância
Os cursos na Univesp oferecem o chamado AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), preparado por uma equipe multidisciplinar. No AVA são disponibilizados roteiros de aprendizagem aos estudantes, com links para leituras nas bibliotecas digitais disponíveis, textos ou materiais didáticos e videoaulas, com os professores ou outros especialistas, e atividades de aprendizagem e de avaliação. O estudante é acompanhado por tutores.
Um dos destaques dos cursos é a proposta de, a partir de temas centrais, elaborar situações ou problemas a serem estudados nas disciplinas por meio de projetos colaborativos. O aluno será acompanhado por um tutor virtual durante o curso e comparecerá, no período noturno, ao polo presencial para realizar as provas ou as atividades em grupo, quando solicitadas pelo tutor. (Da assessoria)