A Secretaria de Saúde de Águas de São Pedro já se posicionou com relação à vacinação contra a febre amarela. A Pasta informou que só vai fornecer a vacina para moradores ou turistas que comprovadamente irão viajar para áreas onde há a circulação do vírus.
O secretário de Saúde, João Victor Barboza, disse que Águas de São Pedro não está entre as cidades com risco de febre amarela. “Seguiremos as recomendações do Ministério da Saúde, que é fornecer a vacina para aqueles que irão viajar para localidades onde há algum indício da febre amarela. Mas lembramos que nossa estância está fora do mapa de risco”, afirmou.
Moradores e turistas que forem viajar dentro ou fora do país e cujas localidades apresentam risco de contágio da doença, a indicação é que procurem a imunização na Unidade Básica de Saúde de Águas.
A doença
A febre amarela é uma doença infecciosa de curta duração (a manifestação pode durar até 10 dias) e é transmitida pela picada de mosquitos transmissores infectados. Vale ressaltar que a febre amarela não transmite de pessoa para pessoa.
Os sintomas da doença são febre alta, calafrios, dor de cabeça, cansaço, náuseas e vômitos. Para diagnosticá-la, o médico deve pedir exame de sangue que detecte a presença do vírus no sangue humano.